Cassilândia, Segunda-feira, 24 de Julho de 2017

Últimas Notícias

05/10/2008 07:28

Mais de 128 milhões de eleitores vão às urnas hoje

Iolando Lourenço/ABr

Brasília - A maior eleição do país, pelo menos em termos numéricos, será realizada hoje (5), das 8 às 17 horas, nos 5.563 municípios brasileiros. No mínimo, serão eleitos 5.486 prefeitos e vices. Os outros 77 prefeitos e respectivos vices podem ser eleitos no segundo turno das eleições, que acontece no dia 26 deste mês.

O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores, se nenhum dos candidatos conseguir maioria absoluta de votos - metade mais um dos votos válidos. De todas as capitais, apenas Palmas (TO) e Boa Vista (RR) contam com menos de 200 mil eleitores e, portanto, os prefeitos serão eleitos amanhã, sem possibilidade da disputa ficar para o segundo turno.

Além dos prefeitos, os 128,8 milhões de eleitores aptos a votar vão eleger os 52.137 vereadores, que vão representá-los pelos próximos quatro anos nas câmaras de vereadores de suas respectivas cidades.

Apenas os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha e os alistados no exterior não vão participar diretamente desse pleito. Contando com esse contingente que não vai votar, o número total de eleitores, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ultrapassa os 130 milhões. O eleitorado feminino é maior que o masculino e atinge 51,73 %.

Para atender o eleitorado serão utilizadas 400 mil urnas eletrônicas e mais de dois milhões de pessoas estarão envolvidas no processo, entre juízes eleitorais, funcionários da Justiça Eleitoral e mesários. Haverá também uma experiência-piloto, com o uso de urnas biométricas (com identificação do eleitor pela impressão digital), em três cidades: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).

Pelos dados do TSE, o eleitorado do estado de São Paulo é o maior, com 29,14 milhões, Minas Gerais tem o segundo maior eleitorado, com 14,07 milhões, e o Rio de Janeiro, o terceiro maior, com 11,25 milhões. Roraima tem o menor eleitorado, com 247.790 eleitores, seguido pelo Amapá, com 384.825. A cidade com o maior eleitorado é São Paulo, com 8,19 milhões, e também no estado de São Paulo encontra-se o município com o menor eleitorado: Borá, que tem apenas 924 eleitores.

Nos casos em que haja risco de segurança para os eleitores e desde que seja solicitado, o TSE está colocando à disposição dessas cidades um reforço policial com o envio de contingente das Forças Armadas. Até o final da tarde de hoje, já havia sido autorizado o envio de tropas federais para quase 500 municípios.

De acordo com o TSE, a grande maioria dos resultados da eleição será conhecida ainda na noite de hoje. A apuração dos votos terá início logo após o fechamento das urnas, às 17h, horário de Brasília, na maioria das cidades. Com o instituto da reeleição, muitos dos atuais prefeitos estão disputando um novo mandato.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 24 de Julho de 2017
Domingo, 23 de Julho de 2017
08:00
Receita do dia
Sábado, 22 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)