Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de 120 países exigem comprovação da vacina contra febre amarela

Agência do Rádio - 09 de janeiro de 2012 - 07:12

Mais de 120 países exigem dos passageiros a comprovação da vacina contra a febre amarela, por meio do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. O documento comprova se o viajante está vacinado contra a febre amarela e outras doenças. O Ministério da Saúde recomenda a vacina para os passageiros que vão viajar para áreas internacionais de risco de transmissão da doença ou que estão vindo desses locais para o Brasil. Para estar protegido contra a febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes da viagem. O diretor da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Agenor Álvares, ressalta que o documento é como um passaporte de saúde.


\"Em relação à febre amarela recomenda-se que se vacine contra a febre amarela e depois da vacinação você obtenha o Certificado Internacional de Vacinação e Prevenção. Esse certificado para alguns países, ele é como se fosse um passaporte, ele é de apresentação obrigatória. A depender do país se for exigência apresentação desse documento e você não apresentar, as autoridades sanitárias não permitem o seu ingresso\".


O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a dose contra a febre amarela em qualquer posto de vacinação. A validade do Certificado Internacional de Vacinação corresponde ao tempo de validade da vacina. O passageiro que ainda não retirou o certificado deve procurar algum Centro de Orientação ao Viajante para realizar o seu cadastro. Para localizar esse centro basta acessar o site www.anvisa.gov.br/viajante.

Reportagem, Alexandre Penido

SIGA-NOS NO Google News