Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de 1 milhão de pessoas já trocaram de operadora

Sabrina Craide , Agência Brasil - 16 de maio de 2009 - 15:45

Brasília - Desde setembro do ano passado, quando começou a vigorar a portabilidade numérica no país, mais de 1 milhão de pessoas conseguiram mudar de operadora sem trocar o número do telefone. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra a portabilidade no Brasil, foram registrados 1,3 milhão de pedidos no período, sendo que 67% foram de usuários de telefone celular e 33% de fixos.

O estado com maior número de solicitações é São Paulo, que teve 291 mil pedidos de troca de operadora com manutenção do número. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 193,7 mil solicitações, e Paraná, com 172,7 mil pedidos.

A implantação da portabilidade numérica foi disponibilizada gradativamente para os 67 DDDs existentes no Brasil, entre 1º de setembro de 2008 e 2 de março de 2009.

Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá, no máximo, um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.

Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.



SIGA-NOS NO Google News