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15/04/2015 06:09

Mais 10 erros no trânsito que podem valer uma vida

Portal do Trânsito

 

O Portal do Trânsito selecionou alguns erros de motoristas, que podem colocar a segurança no trânsito em risco.

Veja a maneira correta de proceder em cada caso.
Distrair-se olhando acidentes
Manter a atenção na via é fundamental para evitar acidentes, qualquer distração pode causar uma tragédia.

Frear bruscamente
O condutor deve sempre manter a atenção no trânsito e trafegar em uma velocidade compatível com a via e com as condições adversas locais.

Se precisar reagir a um imprevisto, estando dentro de uma velocidade segura e atento, o condutor poderá evitar dois acidentes: um envolvendo o risco a frente e o outro, envolvendo o veículo de trás, no caso de uma freada brusca.

Perder a calma
Alterações no estado físico e mental do condutor afetam diretamente a capacidade de dirigir com segurança.

A pressa, a distração, a agressividade, a irritação, o espírito competitivo, são fatores comportamentais que influenciam diretamente o modo de dirigir. O indivíduo estressado apresenta reações inadequadas diante de situações de perigo ou tensão.

Luzes em túneis
Em túneis e situações de pouca visibilidade, é extremamente importante o uso correto do sistema de iluminação. Com pouca iluminação, fica mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e principalmente, ver e ser visto.

Subir e descer da calçada
Algumas manobras como entrada e saída de garagens e estacionamentos obrigam o condutor a subir na calçada.

O problema é quando o veículo sobe no meio-fio e não exatamente na parte em que a guia está rebaixada.

Com a repetição desse acontecimento é possível ocorrer vazamento de ar dos pneus e até mesmo alterar o balanceamento e a geometria do veículo.

A dica é ao se deparar com a situação, manobrar corretamente o veículo para que a roda não “pegue” no meio-fio.

Ao raspar ou subir em um meio-fio, o pneu poderá perder pequenos pedaços de borracha, deteriorando a parte lateral do pneu, onde a segurança é um fator fundamental. Com o tempo o pneu fica frágil e podem surgir bolhas.

Não avaliar corretamente as condições para ultrapassagens
Ultrapassagens mal feitas, aliadas ao excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves. Essa manobra é a que apresenta o maior número de variáveis a serem levadas em conta pelo condutor.

Qualquer variável, quando avaliada erroneamente, pode levar a um acidente. Para ultrapassar com segurança, o condutor deve: ultrapassar somente em locais onde seja permitido, em plenas condições de visibilidade e segurança.

Atenção ao combustível
Para funcionar bem, o motor do veículo precisa de combustível de boa qualidade. Combustível de má qualidade, com água, impurezas ou adulterado, irá prejudicar o bom funcionamento e poderá até danificar o motor, colocando em risco à segurança.

Outra dica é manter o tanque sempre cheio. Andar com o combustível sempre na reserva provoca o acúmulo de água dentro do tanque, o que diminui muito a qualidade do combustível afeta o desempenho do motor e pode danificar o sistema de injeção e a bomba de combustível.

Trafegar em zigue-zague
A condução agressiva, nesse caso, pode gerar estresse nos demais condutores e originar reais situações de perigo como freadas bruscas e colisões laterais. Se o tráfego está pesado, escolha uma faixa da via e tente permanecer nela.

Não utilizar corretamente o triângulo de sinalização
Sinalizar corretamente a via em caso de acidente ou pane pode evitar tragédias. O condutor deve definir o melhor local para a colocação do triângulo de sinalização.

Nesse momento o motorista pode utilizar a regra de 1 metro de distância para cada km/h de velocidade da via.

Por exemplo: se o limite de velocidade da via for de 60km/h, a sinalização deve ser colocada a 60 metros do acidente, mas dependendo das condições adversas presentes no local esta distância deverá ser ainda maior.

Segundo a legislação brasileira, a distância mínima para sinalização em uma emergência é de 30 metros da parte traseira do veículo.

Abusar do ponto morto
O carro desengrenado fica muito solto e o freio não consegue segurar o automóvel sozinho. O motor também serve como um auxiliar ao freio do carro para manter o controle.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, usar o ponto morto em trechos de declive não economiza combustível.

A marcha engatada ajuda a segurar o carro em ladeiras seja na descida, com o carro em movimento, ou mesmo quando ele está desligado, estacionado. Além disso, marcha engrenada dá mais controle e segurança para o motorista.

Nas descidas, serras e morros, o motorista conta, ainda, com o freio motor, evitando sobrecarregar o sistema de freio.(Portal do Trânsito)

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