Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/04/2013 14:27

Maioria dos vereadores muda de opinião e, agora, defende PEC 37

Luciana Brazil, Campo Grande News

Vereadores de Campo Grande mudaram de opinião após receber a visita dos delegados e do presidente do presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Mato Grosso do Sul), Fabiano Gastaldi, na manhã desta terça-feira, na Câmara. Na semana passada, os parlamentares apoiaram a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) na presença dos promotores de Justiça.

Na ocasião em que promotores estiveram no plenário, a maioria dos vereadores posicionou-se contra a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC da impunidade. Na sessão de hoje, quase todos os parlamentares mudaram a opinião sobre o projeto. Delegados acompanharam a sessão e se manifestaram à favor da emenda.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das poucas a se posicionar contra à PEC na sessão de hoje, disse que a aprovação da emenda vai reduzir o poder do Ministério Público.

A proposta, feita pelo Congresso Nacional, pretende tirar o poder de investigação criminal do Ministério Público. Se aprovada, segundo os promotores, a emenda praticamente inviabiliza investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações dos direitos humanos. A medida torna exclusividade das policias Civil e Federal a investigação dos crimes.

Paulo Siufi (PMDB) frisou que a visita dos promotores, na semana passada, apontava que estes profissionais deixariam de atuar. Porém, a explicação do presidente da Adepol na sessão desta terça-feira, fez ele entender melhor o projeto. “Com a explicação do Fabiano (presidente), eu me convenci de que não se pode tirar o poder de quem não tem. O Ministério Público nunca teve poder de investigação”, disse convicto.

O vereador ainda relembrou a atuação da Polícia Federal, no caso mensalão, do Governo Lula. “A Polícia Federal não teve medo de colocar o dedo na ferida do mensalão e por isso demonstrou a capacidade de investigação”.

Para Paulo Pedra (PDT), a PEC é da “legalidade e não da impunidade”. “Cada qual no seu quadrado”, defendeu o vereador. “Se for preciso o PDT vai à Brasília para firmar este compromisso”.

Na época e que os promotores estiveram no plenário, o vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, disse que ainda estava em dúvida sobre a proposta. “Hoje eu sei que o MPE deve cumprir sua função e a polícia a sua. Cada um tem que cumprir seu trabalho”.

Além da bancada do PSL e do PT, o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), também se posicionou a favor da emenda e disse aos delegados que “contem com a Casa e com o obres vereadores”.

O presidente da Adepol aproveitou a ocasião para defender a PEC. “Hoje, aqui na Câmara, fortalecemos a democracia. "E é isso que esperamos do legislativo. Saímos fortalecidos, independente do resultado”.

Para Gastaldi, o Ministério Público está causando um debate político e midiático.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)