Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maioria dos fumantes acha que câncer "só acontece com os outros”

Agência do Rádio - 12 de outubro de 2011 - 11:00

A maioria dos fumantes ignora o tumor que mais mata no País. A informação é da última pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, sob encomenda de uma empresa farmacêutica, que analisou o perfil dos pacientes. Normalmente ao receber o diagnóstico de câncer de pulmão, os pacientes costumam associar a doença ao tabagismo. Mas, apesar de uma grande maioria ser fumante ou ex-fumante quando recebe a notícia da doença, 83 por cento deles nunca imaginaram que um dia poderiam ter o problema. O pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do INCA, Instituto Nacional de Câncer, Ricardo Meirelles, afirma que por serem dependentes químicos, os fumantes acabam se esquecendo da existência do câncer e da relação direta da doença com o cigarro.


\"O fumante é dependente em nicotina e muitos fumantes recebem o diagnóstico de câncer eles se sentem mal. E o cigarro sempre foi um companheiro para o fumante, além da questão da dependência da nicotina e existe uma questão psicológica por a nicotina ser uma droga que libera uma substância química que dar uma sensação de prazer muito grande como da alcalina que faz com que qualquer fumante tenha o cigarro como companheiro, como amigo do stress. Então no momento do diagnostico ele fica mal e tende a fumar mais. E depois com o tempo ele nota que ele precisa deixar de fumar, então ele tem que buscar o tratamento, ele tem que buscar orientações, conseguir dentro do sistema de saúde que ele consiga deixar de fumar através do tratamento que existe na rede SUS, com abordagens, orientações, com medicamentos que vão fazer com que ele consiga parar de fumar e não voltar a fumar com menos dificuldade\".

De acordo com o INCA, 90 por cento dos casos de câncer estão relacionados ao fumo. Atualmente, o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Controle do Tabagismo no Brasil, atua na prevenção de doenças e na redução da incidência do câncer devido o uso do tabaco.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News