Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/10/2011 11:00

Maioria dos fumantes acha que câncer "só acontece com os outros”

Agência do Rádio

A maioria dos fumantes ignora o tumor que mais mata no País. A informação é da última pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, sob encomenda de uma empresa farmacêutica, que analisou o perfil dos pacientes. Normalmente ao receber o diagnóstico de câncer de pulmão, os pacientes costumam associar a doença ao tabagismo. Mas, apesar de uma grande maioria ser fumante ou ex-fumante quando recebe a notícia da doença, 83 por cento deles nunca imaginaram que um dia poderiam ter o problema. O pneumologista da área de divisão de controle de tabagismo do INCA, Instituto Nacional de Câncer, Ricardo Meirelles, afirma que por serem dependentes químicos, os fumantes acabam se esquecendo da existência do câncer e da relação direta da doença com o cigarro.


\"O fumante é dependente em nicotina e muitos fumantes recebem o diagnóstico de câncer eles se sentem mal. E o cigarro sempre foi um companheiro para o fumante, além da questão da dependência da nicotina e existe uma questão psicológica por a nicotina ser uma droga que libera uma substância química que dar uma sensação de prazer muito grande como da alcalina que faz com que qualquer fumante tenha o cigarro como companheiro, como amigo do stress. Então no momento do diagnostico ele fica mal e tende a fumar mais. E depois com o tempo ele nota que ele precisa deixar de fumar, então ele tem que buscar o tratamento, ele tem que buscar orientações, conseguir dentro do sistema de saúde que ele consiga deixar de fumar através do tratamento que existe na rede SUS, com abordagens, orientações, com medicamentos que vão fazer com que ele consiga parar de fumar e não voltar a fumar com menos dificuldade\".

De acordo com o INCA, 90 por cento dos casos de câncer estão relacionados ao fumo. Atualmente, o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Controle do Tabagismo no Brasil, atua na prevenção de doenças e na redução da incidência do câncer devido o uso do tabaco.

Reportagem, Alexandre Penido


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)