Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maioria dos cursos da UEMS recebe avaliação positiva no Enade

Notícias MS - 11 de outubro de 2013 - 13:50

Nesta semana, o Inep publicou as notas referentes ao último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) responsável por avaliar o desempenho dos alunos de nível superior do país. Ao todo nove cursos da UEMS foram avaliados, entre os quais seis cursos tiveram avaliações positivas, entre 3 e 5, de uma escala que vai de 1 a 5.

Os cursos de Direito da UEMS foram os que conseguiram as notas mais altas. O curso oferecido na unidade de Navirai obteve nota máxima (5), ficando entre os 40 melhores cursos do país, de um total de aproximadamente 950 cursos oferecidos no Brasil. Para a coordenadora do curso, Raquel de Freitas Manna o bom desempenho se deve a um fato principal: comprometimento. “Este resultado é fruto do comprometimento dos professores com um ensino de qualidade, comprometimento dos alunos que se esforçam não só pela própria formação, mas também pela melhoria do curso. Por fim, é necessário destacar ainda o comprometimento da coordenação, gerência e os demais setores que deram o melhor para que alcançássemos esta nota”, disse a coordenadora.

Direito da UEMS/Dourados foi outro destaque, obtendo a segunda maior nota da avaliação (4). Os cursos de Ciências Contábeis (Ponta Porã), Administração (Maracaju e Ponta Porã), Direito (Paranaíba) também obtiveram avaliação positiva, alcançando o conceito 3.

Entre os demais cursos da UEMS avaliados, dois obtiveram nota 2 (Ciências Econômicas/Ponta Porã e Turismo/Jardim), e um curso, nota 1 (Turismo/Dourados).

A professora do curso de Turismo, Patrícia Martins, que integra a Comissão Nacional do Inep responsável por traçar as diretrizes da prova, explica que os alunos regulares do quarto ano, que haviam se preparado para a prova não foram cadastrados corretamente no sistema do Inep, o que acabou impedindo que eles realizassem a prova. “Este ano nós já havíamos sido avaliados com conceito 4 pelo Conselho Estadual de Educação, que é o órgão que certifica o curso. Para o Enade nossos alunos também estavam preparados, porém não puderam realizar a prova devido a um problema no cadastro para a prova”, explica Patrícia, que já informou o Inep sobre o ocorrido.

O curso de Turismo em Jardim, que obteve avaliação 2, já foi desativado e reaberto em Campo Grande, onde as devidas adequações em nível de estrutura física e pedagógica estão sendo realizadas. Quanto ao curso de Ciências Econômicas de Ponta Porã, a Universidade informa que já iniciou em 2012 um processo de saneamento que ainda não foi concluído. “Nós já conseguimos ter um panorama criterioso sobre as demandas desse curso e estamos realizando todas as ações necessárias para recuperá-lo, todavia este processo leva tempo. Temos, porém, convicção de que nas próximas avaliações, o cursos terá um desempenho muito melhor”, disse a vice-reitora da UEMS, Eleuza Ferreira Lima.

Fonte: UEMS

SIGA-NOS NO Google News