Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

31/01/2006 17:29

Maioria dos caminhões brasileiros pertence a autônomos

Lana Cristina/ABr

A idade média dos veículos de carga no Brasil é de 14,7 anos. Os mais antigos pertencem a transportadores autônomos e têm 19 anos de uso. Já os veículos das empresas têm, em média, 9 anos e os veículos das cooperativas estão com 11 anos de uso. A maioria da frota, 56,6%, é de autônomos. Os veículos das empresas representam 42,9% da frota e das cooperativas 0,5%.

Os dados foram levantados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com base no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), obrigatório desde junho de 2004 para esses profissionais. A idade média foi considerada alta pelo diretor da ANTT, José Alexandre Resende, e surpreendeu os técnicos da agência. "Isso nos leva a concluir que a frota é ineficiente. Veículos antigos trafegam com alto custo de manutenção, consumindo mais combustível, o que, certamente, torna o frete mais caro", observou Resende. Segundo ele, o governo estuda a possibilidade de estimular a renovação da frota com a abertura de uma linha de crédito específica para os transportadores de carga.

A ANTT oferece, na pelo site da internet, a lista dos transportadores com registro para desempenhar a atividade. Para o diretor da agência, o RNTRC oferece mais segurança ao usuário, na medida em que dados, como o registro da empresa e da cooperativa ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do autônomo, dentre outros, constam dos registros da ANTT. "Além disso, certamente vai inibir o roubo de cargas e a evasão fiscal", disse. O registro tem validade de quatro anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)