Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2006 17:29

Maioria dos caminhões brasileiros pertence a autônomos

Lana Cristina/ABr

A idade média dos veículos de carga no Brasil é de 14,7 anos. Os mais antigos pertencem a transportadores autônomos e têm 19 anos de uso. Já os veículos das empresas têm, em média, 9 anos e os veículos das cooperativas estão com 11 anos de uso. A maioria da frota, 56,6%, é de autônomos. Os veículos das empresas representam 42,9% da frota e das cooperativas 0,5%.

Os dados foram levantados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com base no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), obrigatório desde junho de 2004 para esses profissionais. A idade média foi considerada alta pelo diretor da ANTT, José Alexandre Resende, e surpreendeu os técnicos da agência. "Isso nos leva a concluir que a frota é ineficiente. Veículos antigos trafegam com alto custo de manutenção, consumindo mais combustível, o que, certamente, torna o frete mais caro", observou Resende. Segundo ele, o governo estuda a possibilidade de estimular a renovação da frota com a abertura de uma linha de crédito específica para os transportadores de carga.

A ANTT oferece, na pelo site da internet, a lista dos transportadores com registro para desempenhar a atividade. Para o diretor da agência, o RNTRC oferece mais segurança ao usuário, na medida em que dados, como o registro da empresa e da cooperativa ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do autônomo, dentre outros, constam dos registros da ANTT. "Além disso, certamente vai inibir o roubo de cargas e a evasão fiscal", disse. O registro tem validade de quatro anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)