Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maioria dos caminhões brasileiros pertence a autônomos

Lana Cristina/ABr - 31 de janeiro de 2006 - 17:29

A idade média dos veículos de carga no Brasil é de 14,7 anos. Os mais antigos pertencem a transportadores autônomos e têm 19 anos de uso. Já os veículos das empresas têm, em média, 9 anos e os veículos das cooperativas estão com 11 anos de uso. A maioria da frota, 56,6%, é de autônomos. Os veículos das empresas representam 42,9% da frota e das cooperativas 0,5%.

Os dados foram levantados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com base no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), obrigatório desde junho de 2004 para esses profissionais. A idade média foi considerada alta pelo diretor da ANTT, José Alexandre Resende, e surpreendeu os técnicos da agência. "Isso nos leva a concluir que a frota é ineficiente. Veículos antigos trafegam com alto custo de manutenção, consumindo mais combustível, o que, certamente, torna o frete mais caro", observou Resende. Segundo ele, o governo estuda a possibilidade de estimular a renovação da frota com a abertura de uma linha de crédito específica para os transportadores de carga.

A ANTT oferece, na pelo site da internet, a lista dos transportadores com registro para desempenhar a atividade. Para o diretor da agência, o RNTRC oferece mais segurança ao usuário, na medida em que dados, como o registro da empresa e da cooperativa ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do autônomo, dentre outros, constam dos registros da ANTT. "Além disso, certamente vai inibir o roubo de cargas e a evasão fiscal", disse. O registro tem validade de quatro anos.

SIGA-NOS NO Google News