Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

11/12/2004 15:38

Maioria dos brasileiros é contra o voto obrigatório

Liésio Pereira/ABr

São Paulo – Os brasileiros são, em sua maioria, contrários ao voto obrigatório, revelou pesquisa realizada pelo Movimento Voto Consciente como parte de um estudo maior, sobre a participação social de sete países latino-americanos – incluindo o Brasil. Os dados, colhidos em seis cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Porto Alegre e Manaus), revelaram que 72% dos pesquisados não concordam com o voto obrigatório, contra 28% que aprovam.

Segundo o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Voto Consciente, há uma distorção sobre o verdadeiro sentido de voto obrigatório, o que causa rejeição nas pessoas. "Acho que existe uma questão delicada sobre o voto obrigatório. Primeiro, existe um entendimento de que o voto seja obrigatório quando, na verdade, obrigatório é o comparecimento do eleitor às sessões eleitorais. E, em segundo, nada indica que o comparecimento e o voto sejam determinados pela obrigatoriedade. O que falta mesmo é a questão educacional, entendermos melhor o que representa votar", justificou.

O levantamento revelou, ainda, que 71% dos entrevistados são indiferentes aos partidos políticos, enquanto 24% declararam que são simpatizantes e votam sempre no mesmo candidato ou partido e apenas 5% são filiados. Para Humberto Dantas, os dados comprovam a importância da reforma política. Ele acredita que o projeto em discussão no Congresso Nacional não resultará em bipartidarismo no Brasil.

"Não acredito que a tendência no Brasil seja do bipartidarismo. Acho que nós estamos caminhando no sentido de um entendimento dos congressistas sobre a reforma política para um sistema com um número menor de partidos – alguma coisa em torno de cinco ou sete partidos – mas, definitivamente, acho que o bipartidarismo não vinga no Brasil", afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)