Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/12/2004 15:38

Maioria dos brasileiros é contra o voto obrigatório

Liésio Pereira/ABr

São Paulo – Os brasileiros são, em sua maioria, contrários ao voto obrigatório, revelou pesquisa realizada pelo Movimento Voto Consciente como parte de um estudo maior, sobre a participação social de sete países latino-americanos – incluindo o Brasil. Os dados, colhidos em seis cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Porto Alegre e Manaus), revelaram que 72% dos pesquisados não concordam com o voto obrigatório, contra 28% que aprovam.

Segundo o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Voto Consciente, há uma distorção sobre o verdadeiro sentido de voto obrigatório, o que causa rejeição nas pessoas. "Acho que existe uma questão delicada sobre o voto obrigatório. Primeiro, existe um entendimento de que o voto seja obrigatório quando, na verdade, obrigatório é o comparecimento do eleitor às sessões eleitorais. E, em segundo, nada indica que o comparecimento e o voto sejam determinados pela obrigatoriedade. O que falta mesmo é a questão educacional, entendermos melhor o que representa votar", justificou.

O levantamento revelou, ainda, que 71% dos entrevistados são indiferentes aos partidos políticos, enquanto 24% declararam que são simpatizantes e votam sempre no mesmo candidato ou partido e apenas 5% são filiados. Para Humberto Dantas, os dados comprovam a importância da reforma política. Ele acredita que o projeto em discussão no Congresso Nacional não resultará em bipartidarismo no Brasil.

"Não acredito que a tendência no Brasil seja do bipartidarismo. Acho que nós estamos caminhando no sentido de um entendimento dos congressistas sobre a reforma política para um sistema com um número menor de partidos – alguma coisa em torno de cinco ou sete partidos – mas, definitivamente, acho que o bipartidarismo não vinga no Brasil", afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)