Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/10/2012 07:22

Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol

O estudo intitulado Coração sob Controle, realizado em agosto deste ano pelo Ibope, revela que mais da metade das pessoas acima de 40 anos desconhece a sua taxa de colesterol. O estudo foi financiado pelo Pfizer Consumer Healthcare e os resultados foram divulgados essa semana pelo Instituto.

Após coletar entrevistas de 2002 pessoas em todas as regiões do Brasil, os cientistas descobriram que 62% dos entrevistados não sabiam qual era a sua taxa de colesterol. Apesar de a maioria dos entrevistados garantirem estar dispostos a adotar uma dieta mais saudável (87%) e a fazer exercícios (79%), na prática apenas 24% comem seis porções de frutas e verduras diariamente e somente 32% se exercitam durante 30 minutos diários cinco vezes por semana.

Segundo os autores da pesquisa, os resultados refletem a dificuldade de adotar um novo estilo de vida. Eles afirmam que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas acima de 40 anos. Adotar uma dieta balanceada e praticar atividade física é fundamental para evitar o problema.

Segunda a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem a cada ano em consequência de doença cardiovascular, sendo que o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco dessa doença. O LDL (colesterol ruim) não pode ficar alto, porque entope os vasos. Já o HDL (colesterol bom) ajuda a tirar o colesterol ruim dos vasos. Se você ainda não sabe como andam as suas taxas, procure um médico e faça os exames. Independente do resultado, confira alguns hábitos que ajudam a prevenir ou - para aqueles que já receberam o diagnóstico - controlar a doença:

O ômega 3 presente no peixe é uma gordura boa, do tipo insaturada, que reduz os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. Além disso, o nutriente evita a formação de coágulos que podem obstruir vasos e causar um infarto.

\"Praticar exercícios físicos regularmente é uma maneira eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzindo o mau colesterol (LDL)\", aponta o educador físico Daniel Magnoni , especialista do Minha Vida.

As fibras diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL. \"Elas também aumentam a excreção de colesterol na forma de bile\", esclarece o especialista. Assim, prefira alimentos integrais e consuma frutas com a casca, sempre que possível.

O cigarro age acelerando o aparecimento da aterosclerose, acúmulo de substâncias gordurosas no interior das artérias. Ou seja, os riscos de entupimento de um vaso ficam ainda maiores, aumentando a probabilidade de má circulação e até de um infarto.

A aveia promove a sensação de saciedade por mais tempo, melhora a circulação, controla a quantidade de açúcar do sangue e ainda diminui a absorção de gordura pelo corpo, explica o cardiologista. Tudo isso ocorre graças a uma fibra chamada beta glucana, presente nesse alimento.

Os alimentos à base de soja não só combatem o colesterol ruim como ainda aumentam o colesterol bom, conta Daniel Magnoni. Use a criatividade e prepare refeições ricas nesse alimento.

Por Minha Vida

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)