Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/07/2006 07:20

Maioria do eleitorado não tem ensino fundamental

Daniel Merli/ABr

Mais da metade dos eleitores brasileiros não chegou a terminar o ciclo fundamental de oito anos de ensino, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado hoje. O volume soma 73,3 milhões de eleitores entre os 125.913.479 cadastrados. Essa maioria dos eleitores incorpora 6,5% do eleitorado total que são analfabetos, quase 17% que dizem apenas saber ler e escrever (analfabetos funcionais) e 34% que têm o ciclo fundamental incompleto (primeiro grau).


Os dados são obtidos a partir do que consta na ficha cadastral do TSE. Ao retirar seu título de eleitor, o cidadão é obrigado a informar o grau de instrução. Por isso, o TSE informa que os dados podem estar desatualizados.


Pouco mais de um quarto dos votantes – 28% – está cursando ou terminou o ensino médio (segundo grau). Somente um em cada vinte eleitores – 5,65% – cursa ou terminou o ensino superior. Mais da metade do eleitorado tem de 25 a 59 anos. E os eleitores com idade entre 17 e 24 anos são quase 20% do total.


Entre os eleitores com ensino superior, completo ou não, as mulheres são maioria. São 2.299.288 com curso completo – e 1.888.209 homens. Entre os com superior incompleto, são 1.545.662 mulheres e 1.377.952 homens. Segundo o levantamento, os homens só são maioria entre os que apenas lêem e escrevem e os que dizem ter o ciclo fundamental incompleto.


O levantamento está disponível na página do TSE na internet (www.tse.gov.br).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)