Cassilândia, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

12/07/2006 07:20

Maioria do eleitorado não tem ensino fundamental

Daniel Merli/ABr

Mais da metade dos eleitores brasileiros não chegou a terminar o ciclo fundamental de oito anos de ensino, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado hoje. O volume soma 73,3 milhões de eleitores entre os 125.913.479 cadastrados. Essa maioria dos eleitores incorpora 6,5% do eleitorado total que são analfabetos, quase 17% que dizem apenas saber ler e escrever (analfabetos funcionais) e 34% que têm o ciclo fundamental incompleto (primeiro grau).


Os dados são obtidos a partir do que consta na ficha cadastral do TSE. Ao retirar seu título de eleitor, o cidadão é obrigado a informar o grau de instrução. Por isso, o TSE informa que os dados podem estar desatualizados.


Pouco mais de um quarto dos votantes – 28% – está cursando ou terminou o ensino médio (segundo grau). Somente um em cada vinte eleitores – 5,65% – cursa ou terminou o ensino superior. Mais da metade do eleitorado tem de 25 a 59 anos. E os eleitores com idade entre 17 e 24 anos são quase 20% do total.


Entre os eleitores com ensino superior, completo ou não, as mulheres são maioria. São 2.299.288 com curso completo – e 1.888.209 homens. Entre os com superior incompleto, são 1.545.662 mulheres e 1.377.952 homens. Segundo o levantamento, os homens só são maioria entre os que apenas lêem e escrevem e os que dizem ter o ciclo fundamental incompleto.


O levantamento está disponível na página do TSE na internet (www.tse.gov.br).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 20 de Setembro de 2017
21:22
Loteria
10:00
Receita do dia
Terça, 19 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)