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Maioria das cidades atingiu metas e ficou acima da média nas notas do Ideb

Sabrina Craide, Agência Brasil - 05 de julho de 2010 - 07:23

Brasília - Dos 5.404 municípios avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano passado, levando em conta as séries iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública.

O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade do ensino público no país e é calculado a cada dois anos, levando em conta as notas da Prova Brasil e os índices de reprovação. O Inep estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. O objetivo é que a média nacional chegue a 6 em 2021.

Em 2009, 50,2% das cidades ficaram acima da média nacional, que foi de 4,6 pontos, em uma escala de 0 a 10. Na avaliação anterior, em 2007, 47% dos municípios conseguiram superar a média, que era de 4,2 pontos.

O pior resultado da avaliação realizada no ano passado foi registrado pelo município de Apuarema, com nota 0,5. A cidade fica no sul da Bahia, a 320 quilômetros de Salvador. Procurada pela Agência Brasil, a secretária de Educação do município, Zaira dos Santos, mostrou-se surpresa com o resultado, mas não quis comentar os motivos do baixo desempenho.

A nota mais alta foi no município paulista de Cajuru, no nordeste do estado, a 360 quilômetros da capital. Lá, a média das notas das escolas da rede pública ficou em 8,6.

Dos 11 municípios com as piores notas nas séries iniciais do ensino fundamental, seis estão na Bahia, dois no Piauí, dois na Paraíba e um no Pará. Dos 13 municípios com as notas mais altas, sete estão em São Paulo, cinco em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, a melhora nos resultados, especialmente nas séries iniciais, é reflexo de fatores como o estímulo à frequência na educação infantil, com maior investimentos, e a implantação do ensino fundamental de nove anos, que aumenta o tempo para a alfabetização, garantindo melhor desempenho na trajetória escolar.

Segundo ele, as regiões com melhor desempenho no Ideb são aquelas que contam com uma boa infraestrutura de prédios, biblioteca e acesso à internet, além de melhores salários e carreira adequada. “Quando há esses insumos, é possível colher resultados melhores. Há uma relação direta entre padrão mínimo de qualidade e resultado do Ideb. Isso está comprovado pela terceira vez”, avalia o dirigente.



Piores notas:



Município Ideb 2009

Apuarema (BA) 0,5

Chaves (PA) 1,4

Pedro Alexandre (BA) 2,0

Nilo Peçanha (BA) 2,1

Manoel Vitorino (BA) 2,1

Duas Estradas (PB) 2,2

Santa Inês (PB) 2,2

São Félix do Piauí (PI) 2,2

Dario Meira (BA) 2,2

Pilão Arcado (BA) 2,2

Bonfim do Piauí (PI) 2,2



Melhores Notas:



Município Ideb 2009

Cajuru (SP) 8,6

Claraval (MG) 8,2

Neves Paulista (SP) 8,1

Fernão (SP) 8,0

Itajobi (SP) 7,5

Rubinéia (SP) 7,5

Cândido Rodrigues (SP) 7,5

José Raydan (MG) 7,5

Soledade de Minas (MG) 7,4

Marapoama (SP) 7,3

Pedra do Indaiá (MG) 7,3

Dois Lajeados (RS) 7,3

Gonçalves (MG) 7,3



Fonte: Ranking baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Edição: Graça Adjuto

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