Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

08/10/2019 12:30

Maior que a média: bebê nasce com 5,5 quilos e surpreende família

Campo Grande News
Arthur Barbosa de Souza nasceu com 5.520 quilos e 59 centímetros, (Foto: Ponta Porã Informa)Arthur Barbosa de Souza nasceu com 5.520 quilos e 59 centímetros, (Foto: Ponta Porã Informa)

Bebês nascem todos os dias. No entanto, o peso incomum é o que chama a atenção no parto do bebê Arthur Barbosa de Souza. Com 5.520 quilos, ele nasceu na última quinta-feira, no Hospital Regional de Ponta Porã, distante 324 quilômetros de Campo Grande. Este é o terceiro caso registrado em Mato Grosso do Sul, pela reportagem do Campo Grande News, neste ano, de recém-nascido com mais de 5 quilos.

Desta vez, quem deu a luz foi a agricultora Elizandra Chimines Barbosa, 37 anos. Ao site Ponta Porã Informa, ela disse que se surpreendeu com o tamanho do bebê nascido de parto cesárea. “Durante o ultrassom o médico disse que poderia ser grande, mas não imaginei que ele fosse crescer tanto. A maioria das roupas e fraldas não serviram, tivemos que providenciar roupas maiores", contou.

Mãe de três filhos, Elizandra conta que a gestação inspirou cuidados. Ficou de repouso devido a risco de aborto. Segundo ela, os dois filhos mais velhos nasceram com peso normal. "Nossa família também ficou surpresa, minha família toda é alta, mas ninguém imaginava que o Arthur nasceria com 59 cm", comentou o pai do bebê, Luan de Souza Costa.

O médico ginecologista e obstetra, Edgar Montiel, explicou sobre os cuidados necessários nestes casos. "O parto da paciente foi cesárea e nesse primeiro momento há necessidade do pediatra monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta", afirmou.

Causas - Bebês que nascem com mais de quatro quilos são considerados macrossômico, por ser bem maior que a média. O risco de complicações no parto é maior quando a criança nasce com mais de 4,5 quilos. As causas para isto são diversas, sendo os mais influentes a genética familiar ou a ocorrência de diabete gestacional na mãe.

Fatores como obesidade materna prévia, ganho de peso elevado na gestação, nascimento após a data prevista e até o sexo do bebê a macrossomia é mais comum em meninos; podem justificar o peso. O peso normal de um recém-nascido varia entre 2,5kg e 4,5kg, sendo a média de 3,4kg.

Arthur é o segundo bebê que nasce este ano com o peso maior que a média, na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em fevereiro, nasceu Rafael Gomes Gonçalves pesando 5.720 kg.

No mês passado, bebê de 6,045kg e 55 centímetros nasceu no Hospital Municipal Soriano Corrêa da Silva, de Maracaju, distante 160 km de Campo Grande. O peso e tamanho do menino também estão bem acima da média dos bebês do mundo todo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Quarta, 16 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)