Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maior leilão de gado do mundo chega à 11ª edição

Robson Rodrigues - 30 de março de 2011 - 18:13

Com transmissão pelo Canal Terra Viva, Mega Leilão 10.011 da Estância Bahia prevê a comercialização de 35 mil animais, superando novo recorde.

Leiloeiro audacioso, Maurício Tonhá, fundador da Estância Bahia Leilões, em Mato Grosso, promete surpreender mais uma vez, ao promover seu tradicional megaleilão de gado do corte, agendado para o dia 16 de abril, às 12 horas, com transmissão pelo Canal Terra Viva. Maior leilão da pecuária mundial, o Mega Leilão da Estância Bahia colocará em oferta, no mínimo, 10.011 animais de cria, recria e terminação, porém, esse é um evento que costuma superar seus próprios recordes. “Contabilizando o número de inscrições, nossa expectativa é comercializar cerca de 35 mil animais da melhor qualidade genética”, anuncia Tonhá.

A Estância Bahia prevê um aumento de 20% na participação de compradores e vendedores e, se depender do cenário econômico, o sucesso é garantido. O segmento vive um momento histórico, com preços inéditos no mercado do boi gordo, acompanhando o ritmo de outras commodities. “Com melhor poder aquisitivo da classe, acredito que o mercado seguirá firme. Entendo que alcançaremos cotações um pouco mais elevadas, principalmente para os machos”, avalia o leiloeiro.

Mesmo com sua grande vocação para gerenciar a venda de tantos animais em poucas horas, Tonhá faz questão de esclarecer que superar recordes nunca foi a missão da leiloeira. Sua proposta é promover uma grande vitrine de negócios, reunindo produtos das melhores fazendas do Mato Grosso e também de outros estados, criando um ambiente favorável para a compra de animais de reposição em volume e qualidade.

A infraestrutura da leiloeira é capaz de alojar milhares de animais. Na edição anterior, ocasião em que a Estância Bahia conquistou o décimo recorde consecutivo, o recinto abrigou as 31.710 “cabeças” ofertadas.

Com muito otimismo, Tonhá promoveu a primeira edição do Mega Leilão, em 2001, em comemoração aos dez anos de existência do Grupo Estância Bahia. Na época, foi chamado de louco por anunciar um pregão com mais de 10 mil animais, porém, surpreendeu a todos ao vender mais de 12 mil bovinos. “Esse modelo pioneiro de vendas deu tão certo que pretendo expandi-lo para Sinop (MT), já no próximo ano”, complementa.

Organização – Com sede em Água Boa e filiais em Cuiabá e Sinop, em Mato Grosso, a Estância Bahia Leilões segue um rigoroso planejamento para assegurar o sucesso do Mega Leilão. Para tanto, a empresa conta com ampla equipe de colaboradores e uma estrutura com capacidade para recepcionar mais de 2.500 pessoas. Cerca de 200 empregos diretos são gerados ao longo do ano e 1.000 vagas temporárias são abertas nos 30 dias que antecedem o evento. Envolve ainda a movimentação de recursos superior a ordem de R$ 40 milhões, favorecendo principalmente o setor de prestação de serviços. Para alimentar essa boiada, são necessárias mais de oito mil toneladas de silagem e ração. Incluindo transporte, manejo e trato, os custos giram em torno de R$ 2.7 milhões.

Seguindo a tradição, em 21 de maio, às 12 horas, a filial da leiloeira, em Cuiabá, encerrará o circuito de vendas do Mega Leilão 10.011 da Estância Bahia.

SIGA-NOS NO Google News