Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/01/2004 16:04

Maior cooperativa agrícola do País em MS

Anderson Viegas/APn

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, maior cooperativa agrícola do País, está instalando em Mato Grosso do Sul duas unidades de armazenamento de grãos com capacidade para 36 mil toneladas cada. A primeira, em Amambaí, deverá ficar pronta até março deste ano. A outra, em Caarapó, começa a ser construída também 2004.

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, que junto com o superintendente-administrativo, Antonio Sérgio Gabriel, e o assessor de Tributos da cooperativa, Osvaldo Nakamura, esteve reunido com o governador Zeca do PT, e os secretários de Estado da Produção e do Turismo, José Felício, e de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, na Governadoria, em Campo Grande.

A Coamo que tem 33 anos de atuação e sede em Campo Mourão, no Paraná. A cooperativa tem 18 mil associados em 50 municípios paranaenses e catarinenses que juntos tem uma área plantada de 3,5 milhões de hectares. A Coamo recebe atualmente 4% da produção nacional de grãos, o equivalente a 4,5 milhões de toneladas, e é responsável por 16% das exportações de todas as cooperativas do Brasil, sendo a 27ª maior exportadora do País, além de figurar na relação das 70 maiores empresas nacionais.

Segundo o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, a cooperativa direciona suas ações principalmente para atender o seu quadro social, fornecendo desde assistência técnica, através de programas direcionados à produção agrícola e pecuária, recursos para fomentar a produção através da Credicoamo, armazenamento da produção, comercialização dos commodities (produtos, "in natura" que podem ser negociados no Mercado de Futuros) no mercado externo, principalmente Europa, e industrialização da produção (tanto que o parque industrial conta com duas indústrias de óleo de soja, uma refinaria de óleo de soja, uma fiação de algodão e um moinho de trigo), visando agregar valor a produção dos cooperados.

O diretor-presidente da Coamo revelou que a cooperativa está se instalando em Mato Grosso do Sul para atender os pedidos dos produtores rurais que não estariam encontrando no Estado as condições necessárias para produzir, estocar e depois comercializar a sua produção, e que, para ter sucesso nesse empreendimento, conta com uma grande parceria do governo do Estado.

O governador Zeca do PT agradeceu a diretoria da Coamo pela escolha do Estado e disse que esse é o grande presente de Natal para o agronegócio sul-mato-grossense este ano. Zeca acrescentou que não poderia haver momento melhor para a instalação.

Zeca explicou que o governo do Estado trabalha para viabilizar dois corredores bioceânicos rodoviários através do Paraguai (por Porto Murtinho) e da Bolívia (por Corumbá) e um ferroviário (que também passa por Corumbá), que vão tornar Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo, encurtando em mais de sete mil quilômetros a distância para o mercado asiático, segundo estudo encomendado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) de São Paulo, que tem mais de três bilhões de consumidores em potencial, e que poderá, em um futuro próximo, receber exportações da cooperativa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)