Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maior cooperativa agrícola do País em MS

Anderson Viegas/APn - 02 de janeiro de 2004 - 16:04

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, maior cooperativa agrícola do País, está instalando em Mato Grosso do Sul duas unidades de armazenamento de grãos com capacidade para 36 mil toneladas cada. A primeira, em Amambaí, deverá ficar pronta até março deste ano. A outra, em Caarapó, começa a ser construída também 2004.

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, que junto com o superintendente-administrativo, Antonio Sérgio Gabriel, e o assessor de Tributos da cooperativa, Osvaldo Nakamura, esteve reunido com o governador Zeca do PT, e os secretários de Estado da Produção e do Turismo, José Felício, e de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, na Governadoria, em Campo Grande.

A Coamo que tem 33 anos de atuação e sede em Campo Mourão, no Paraná. A cooperativa tem 18 mil associados em 50 municípios paranaenses e catarinenses que juntos tem uma área plantada de 3,5 milhões de hectares. A Coamo recebe atualmente 4% da produção nacional de grãos, o equivalente a 4,5 milhões de toneladas, e é responsável por 16% das exportações de todas as cooperativas do Brasil, sendo a 27ª maior exportadora do País, além de figurar na relação das 70 maiores empresas nacionais.

Segundo o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, a cooperativa direciona suas ações principalmente para atender o seu quadro social, fornecendo desde assistência técnica, através de programas direcionados à produção agrícola e pecuária, recursos para fomentar a produção através da Credicoamo, armazenamento da produção, comercialização dos commodities (produtos, "in natura" que podem ser negociados no Mercado de Futuros) no mercado externo, principalmente Europa, e industrialização da produção (tanto que o parque industrial conta com duas indústrias de óleo de soja, uma refinaria de óleo de soja, uma fiação de algodão e um moinho de trigo), visando agregar valor a produção dos cooperados.

O diretor-presidente da Coamo revelou que a cooperativa está se instalando em Mato Grosso do Sul para atender os pedidos dos produtores rurais que não estariam encontrando no Estado as condições necessárias para produzir, estocar e depois comercializar a sua produção, e que, para ter sucesso nesse empreendimento, conta com uma grande parceria do governo do Estado.

O governador Zeca do PT agradeceu a diretoria da Coamo pela escolha do Estado e disse que esse é o grande presente de Natal para o agronegócio sul-mato-grossense este ano. Zeca acrescentou que não poderia haver momento melhor para a instalação.

Zeca explicou que o governo do Estado trabalha para viabilizar dois corredores bioceânicos rodoviários através do Paraguai (por Porto Murtinho) e da Bolívia (por Corumbá) e um ferroviário (que também passa por Corumbá), que vão tornar Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo, encurtando em mais de sete mil quilômetros a distância para o mercado asiático, segundo estudo encomendado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) de São Paulo, que tem mais de três bilhões de consumidores em potencial, e que poderá, em um futuro próximo, receber exportações da cooperativa.

SIGA-NOS NO Google News