Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/01/2004 16:04

Maior cooperativa agrícola do País em MS

Anderson Viegas/APn

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, maior cooperativa agrícola do País, está instalando em Mato Grosso do Sul duas unidades de armazenamento de grãos com capacidade para 36 mil toneladas cada. A primeira, em Amambaí, deverá ficar pronta até março deste ano. A outra, em Caarapó, começa a ser construída também 2004.

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, que junto com o superintendente-administrativo, Antonio Sérgio Gabriel, e o assessor de Tributos da cooperativa, Osvaldo Nakamura, esteve reunido com o governador Zeca do PT, e os secretários de Estado da Produção e do Turismo, José Felício, e de Receita e Controle, José Ricardo Pereira Cabral, na Governadoria, em Campo Grande.

A Coamo que tem 33 anos de atuação e sede em Campo Mourão, no Paraná. A cooperativa tem 18 mil associados em 50 municípios paranaenses e catarinenses que juntos tem uma área plantada de 3,5 milhões de hectares. A Coamo recebe atualmente 4% da produção nacional de grãos, o equivalente a 4,5 milhões de toneladas, e é responsável por 16% das exportações de todas as cooperativas do Brasil, sendo a 27ª maior exportadora do País, além de figurar na relação das 70 maiores empresas nacionais.

Segundo o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, a cooperativa direciona suas ações principalmente para atender o seu quadro social, fornecendo desde assistência técnica, através de programas direcionados à produção agrícola e pecuária, recursos para fomentar a produção através da Credicoamo, armazenamento da produção, comercialização dos commodities (produtos, "in natura" que podem ser negociados no Mercado de Futuros) no mercado externo, principalmente Europa, e industrialização da produção (tanto que o parque industrial conta com duas indústrias de óleo de soja, uma refinaria de óleo de soja, uma fiação de algodão e um moinho de trigo), visando agregar valor a produção dos cooperados.

O diretor-presidente da Coamo revelou que a cooperativa está se instalando em Mato Grosso do Sul para atender os pedidos dos produtores rurais que não estariam encontrando no Estado as condições necessárias para produzir, estocar e depois comercializar a sua produção, e que, para ter sucesso nesse empreendimento, conta com uma grande parceria do governo do Estado.

O governador Zeca do PT agradeceu a diretoria da Coamo pela escolha do Estado e disse que esse é o grande presente de Natal para o agronegócio sul-mato-grossense este ano. Zeca acrescentou que não poderia haver momento melhor para a instalação.

Zeca explicou que o governo do Estado trabalha para viabilizar dois corredores bioceânicos rodoviários através do Paraguai (por Porto Murtinho) e da Bolívia (por Corumbá) e um ferroviário (que também passa por Corumbá), que vão tornar Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo, encurtando em mais de sete mil quilômetros a distância para o mercado asiático, segundo estudo encomendado pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) de São Paulo, que tem mais de três bilhões de consumidores em potencial, e que poderá, em um futuro próximo, receber exportações da cooperativa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)