Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maior campeão no Brasil, São Paulo busca oitava final na história

FPF - 28 de julho de 2010 - 05:37

Se passar pelo Internacional de Porto Alegre, a equipe do São Paulo chegará pela sétima vez a uma final da Taça Libertadores da América. Os times paulistas são os clubes brasileiros que mais conquistaram esta competição, com seis títulos, seguidos pelos três títulos gaúchos, ganhos pelo Grêmio (duas vezes) e Internacional (uma), dois cariocas (Flamengo e Vasco) e dois mineiros (ambos pelo cruzeiro).

O tricolor paulista é o clube brasileiro que mais venceu esta competição, com três conquistas, e se passar pelo Internacional, será a 15° vez de um time paulista na final do campeonato. O primeiro título do São Paulo foi sobre o Newell’s Old Boys, da Argentina em 1992, a segunda em 1993, contra o Universidad Católica, do Chule e a terceira sobre o Atlético Paranaense, em 2005.

A equipe do Morumbi, que teve como destaque em seu elenco durante estas vitórias jogadores como Rogério Ceni, Raí, Lugano, Palhinha, entre tantos outros, ficou ainda na segunda colocação, em 1974, 1994 e 2006, quando perdeu respectivamente para o Independiente e Velez Sarsfield, ambos da Argentina, e Internacional.

A primeira equipe brasileira a ser campeã, também é um time paulista. O Santos, que tinha jogadores como Pelé, Pepe e Coutinho, em seu elenco, venceu as edições de 1962 e 1963, sobre o Peñarol do Uruguai, e Boca Juniors da Argentina. O time argentino voltaria a encontrar o Santos no campeonato, quarenta anos depois, mas desta vez o time que tinha Robinho e Diego, como os seus principais jogadores não conseguiu vencer.

A Taça Libertadores da América é também a principal conquista na história do Palmeiras. Em 1999, o elenco dirigido pelo técnico Luís Felipe Scolari, levou o título de campeão das Américas na decisão por pênaltis sobre o Deportivo Cali, da Colômbia. Com o goleiro Marcos, que conquistaria junto com a seleção brasileira, a Copa do Mundo, em 2002, sendo escolhido como o principal jogador desta edição da competição.

Antes de conquistar o título sobre o time colombiano, o alviverde perdeu a libertadores em outras três oportunidades. O Palmeiras, que foi a primeira equipe brasileira a chegar a uma final deste campeonato, foi derrotado em 1961, para o Peñarol, em 1968 para o Estudiantes, e em 2000 contra o Boca Juniors.

Outro paulista com destaque nesta competição é o São Caetano, que chegou a final em 2002, quando perdeu o título para o Olímpia, do Paraguai. Esta havia sido apenas a segunda participação do time do ABC no campeonato, pois a primeira foi em 2001, quando foi eliminado nos pênaltis para o Palmeiras.

Acompanhe hoje, a partir das 20 horas(MS) o jogo de ida entre Inter e São Paulo pela Rádio Patriarca, via Band Sat.

SIGA-NOS NO Google News