Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maio, o mês da enfermagem

Ariane Urbanetto , assessoria - 12 de maio de 2012 - 09:37

Maio, o mês da enfermagem


Em 12 de maio, comemora-se no mundo todo o dia daquele que está sempre ao lado dos enfermos: que cuida, oferece assistência e atenção aos pacientes. Trata-se do enfermeiro, profissional da saúde que representa carinho e coragem aos que precisam de seus cuidados.

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Enfermeiro é uma referência a Florence Nightingale que, após dar assistência de saúde a soldados britânicos em uma guerra contra a Rússia em 1854, criou uma Escola de Enfermagem em um hospital inglês, no ano de 1859. A atuação dos enfermeiros, que até então era voluntária, passou a ser assalariada, e hoje, regularizada, é uma das mais nobres profissões.

No Brasil, celebra-se em maio também o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20) — data do falecimento de Ana Neri, a primeira enfermeira voluntária do país, e a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 — instituída pelo governo em meados dos anos 40, em homenagem às duas enfermeiras.

Valentina Soffner Jorge Bonilha, supervisora geral de Enfermagem do Hospital Amaral Carvalho (HAC) comenta que ser enfermeiro é uma arte que deve ser realizada com amor, humanização e gentileza. “As datas que celebram o trabalho da enfermagem, levam os profissionais da área a refletirem sobre seus verdadeiros ideais.”



Importância

“O profissional de enfermagem representa, acima de tudo, o comprometimento com a recuperação do paciente”, explica a supervisora. Ela afirma ainda que o objetivo do HAC é promover o bem-estar e saúde dos pacientes de câncer e a equipe de enfermagem, neste cenário, tem um papel muito importante, pois está em contato direto com o doente e seus familiares.

O HAC conta com um corpo de colaboradores composto por 438 técnicos e 60 auxiliares de enfermagem, além de 164 enfermeiros que se dividem em chefes e assistenciais de 22 setores. A supervisora esclarece que o chefe é quem coordena o setor e o provê com as devidas condições técnicas e humanas para que a equipe trabalhe em harmonia. O enfermeiro assistencial, por sua vez, presta cuidados diretos ao paciente, interagindo e implementando as técnicas por meio do Sistema de Assistência em Enfermagem – SAE, da instituição.



Diferencial

Alto nível de comprometimento profissional. Aliada ao trabalho humanizado, essa é a característica que diferencia os colaboradores da área de enfermagem do Hospital Amaral Carvalho, conforme relata Valentina.

Para qualificar e motivar esses profissionais, a instituição promove por meio do serviço de Educação Continuada e da Universidade Corporativa, reciclagens, palestras e apoio para mestrado e doutorado. Além disso, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realiza cursos de atualização na área de prevenção de infecção hospitalar. “Há também cursos e treinamentos de cada setor, realizados durante o ano”, pontua Valentina.


SIGA-NOS NO Google News