Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Maguito prega união do Centro-Oeste por ferrovia

Agência Senado - 06 de dezembro de 2006 - 20:09

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) fez um apelo à classe política e às forças sociais do Centro-Oeste para que todos se unam pela mobilização de recursos para a construção da Ferrovia Norte-Sul - obra, segundo ele, decisiva para o desenvolvimento da região. Ele argumentou que a ferrovia será fundamental para a integração nacional, pois a obra impulsionará toda a economia. Maguito informou que, "havendo dinheiro, é possível concluir todo o trajeto nos próximos quatro anos".

- No último encontro que tive com o presidente Lula, ele me assegurou que as obras não serão paralisadas no ano que vem. Apesar desse otimismo, é fundamental que as forças políticas da região, assim como os segmentos sociais interessados, se unam e estejam mobilizados para assegurar os recursos para a continuação, que são bastante expressivos - disse ele.

O senador por Goiás explicou que o principal problema para a continuidade da obra em 2007 é que ela não consta do Plano Piloto de Investimento, elaborado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

- Para 2007, o governo destinou R$ 330 milhões para ferrovias, mas nada para o Centro-Oeste. Por isso, são necessárias novas medidas e emendas, que dependerão essencialmente do empenho dos parlamentares. Para conseguirmos concluir a obra, a classe política da região terá que mostrar sua força- frisou o senador.

Maguito acrescentou que a Ferrovia Norte-Sul vai minimizar os custos de transporte de longa distância e interligar as Regiões Norte e Nordeste às Regiões Sul e Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. Para Maguito, "sua importância é indiscutível". O senador contou que o escoamento da produção pela ferrovia representa para o produtor uma redução de custos de até 30% em relação ao praticado pelo modal rodoviário, e explicou que "a diferença brutal significa uma economia que se transforma em mais divisas e mais empregos".

Raíssa Abreu / Repórter da Agência Senado

SIGA-NOS NO Google News