Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

10/08/2004 08:30

Machado: 22,6% da população faz doação da medula óssea

A segunda etapa da Campanha Nacional de Doadores de Medula Óssea, realizada em Machado, Minas Gerais, cadastrou mais 1.194 doadores. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Machado possui 19 mil moradores na faixa etária definida por Lei para a doação, que vai dos 18 aos 55 anos. Assim, os novos doadores, somados aos 3.036 voluntários da primeira fase, representam 22,6% dos machadenses em idade apta à doação.

A Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea é uma das prioridades do Ministério da Saúde, e vem sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), com sede no Rio de Janeiro, em parceria com os hemocentros brasileiros.

De acordo com o secretário de Saúde de Machado, João Gualberto, foi realizado, em parceria com o Inca, um amplo processo de sensibilização da população local: "Mesmo assim o número nos surpreende. Os machadenses mostraram que são campeões de solidariedade".

Desde junho, quando a campanha foi lançada, o Inca conseguiu ampliar em mais de 5% o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Inúmeras empresas, instituições públicas e municípios já estão incluídos na programação do instituto para a realização de novas coletas. Entre elas a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, cuja campanha será realizada no dia 25 de setembro, e a Câmara dos Deputados, em Brasília, que fará em novembro a sensibilização de seus funcionários. A solenidade de lançamento deverá contar com a participação do Ministro Humberto Costa, que também será doador.

Dados – No Brasil, segundo as estimativas, surgem a cada ano 7 mil novos casos de leucemia. Atualmente, 400 brasileiros têm como única chance de vida o transplante de medula óssea. A probabilidade de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil, porque, ao contrário dos órgãos sólidos, como coração e rim, a doação de medula não depende apenas do tipo sanguíneo do doador, mas da compatibilidade genética.

"Doar medula é doar em vida. Basta gozar de boa saúde, ter entre 18 e 55 anos e ser solidário. O país precisa dar exemplo internacional em uma campanha como essa, que é única no mundo", acredita o diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, que também já se cadastrou como doador.

A campanha em Machado, que fez de Minas Gerais o primeiro estado brasileiro a aderir à campanha, foi realizada em parceria com a Fundação Hemominas e recebeu amplo apoio da prefeitura local.

Quem quiser realizar a campanha em sua empresa ou cidade, pode entrar em contato com o Inca, através do telefone (21) 2506-6103 ou pelo e-mail mmarques@inca.gov.br.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)