Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/08/2004 08:30

Machado: 22,6% da população faz doação da medula óssea

A segunda etapa da Campanha Nacional de Doadores de Medula Óssea, realizada em Machado, Minas Gerais, cadastrou mais 1.194 doadores. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Machado possui 19 mil moradores na faixa etária definida por Lei para a doação, que vai dos 18 aos 55 anos. Assim, os novos doadores, somados aos 3.036 voluntários da primeira fase, representam 22,6% dos machadenses em idade apta à doação.

A Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea é uma das prioridades do Ministério da Saúde, e vem sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), com sede no Rio de Janeiro, em parceria com os hemocentros brasileiros.

De acordo com o secretário de Saúde de Machado, João Gualberto, foi realizado, em parceria com o Inca, um amplo processo de sensibilização da população local: "Mesmo assim o número nos surpreende. Os machadenses mostraram que são campeões de solidariedade".

Desde junho, quando a campanha foi lançada, o Inca conseguiu ampliar em mais de 5% o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Inúmeras empresas, instituições públicas e municípios já estão incluídos na programação do instituto para a realização de novas coletas. Entre elas a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, cuja campanha será realizada no dia 25 de setembro, e a Câmara dos Deputados, em Brasília, que fará em novembro a sensibilização de seus funcionários. A solenidade de lançamento deverá contar com a participação do Ministro Humberto Costa, que também será doador.

Dados – No Brasil, segundo as estimativas, surgem a cada ano 7 mil novos casos de leucemia. Atualmente, 400 brasileiros têm como única chance de vida o transplante de medula óssea. A probabilidade de se encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil, porque, ao contrário dos órgãos sólidos, como coração e rim, a doação de medula não depende apenas do tipo sanguíneo do doador, mas da compatibilidade genética.

"Doar medula é doar em vida. Basta gozar de boa saúde, ter entre 18 e 55 anos e ser solidário. O país precisa dar exemplo internacional em uma campanha como essa, que é única no mundo", acredita o diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, que também já se cadastrou como doador.

A campanha em Machado, que fez de Minas Gerais o primeiro estado brasileiro a aderir à campanha, foi realizada em parceria com a Fundação Hemominas e recebeu amplo apoio da prefeitura local.

Quem quiser realizar a campanha em sua empresa ou cidade, pode entrar em contato com o Inca, através do telefone (21) 2506-6103 ou pelo e-mail mmarques@inca.gov.br.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)