Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Má digestão na gravidez

BabyCenter Brasil - 09 de fevereiro de 2016 - 09:00

Por que toda vez que como fico estufada e desconfortável?

Os altos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona que seu corpo produz no começo da gravidez relaxam os chamados músculos lisos, o que inclui os do sistema gastrointestinal.

Esse relaxamento desacelera os processos da digestão, o que pode causar inchaço na barriga, má digestão e desconforto depois de comer, especialmente se foi uma refeição e tanto. Você pode ter:

sensação de barriga inchada
azia, às vezes pela primeira vez na vida
enjoo ou vômito
refluxo (quando a comida parece voltar para a boca)

Minha má digestão pode ser prejudicial ao bebê?

Não. A má digestão é uma coisa bem chata para você, mas é inofensiva para ele.

Na verdade ela pode até ser positiva, porque com a digestão lenta seu organismo tem mais tempo para tirar nutrientes da comida para passar para o bebê através da placenta.

O que posso fazer para melhorar?

Prepare-se, já que com um pouco de má digestão você vai ter de conviver na gravidez... Mas pode tentar algumas medidas para reduzir a intensidade e a frequência dos sintomas:

Use roupas confortáveis e larguinhas; evite qualquer aperto na região da cintura e da barriga. Vale a pena investir numa calça de grávida mesmo antes de ter um barrigão.

Não faça grandes refeições. Alimente-se várias vezes durante o dia, em porções menores. Não coma correndo, e mastigue bem.

Procure não se deitar por pelo menos uma hora depois de comer.

Evite comidas que não se deem bem com seu sistema digestivo. Os que costumam causar mais problemas são refrigerantes e outras bebidas com cafeína , bebidas alcoolicas (que devem ser evitadas de qualquer jeito na gestação), sucos de fruta, chocolate e alimentos fritos, gordurosos ou com tempero muito forte.

Não fume (esse também é um hábito que se deve evitar durante a gravidez). Use estratégias para tentar abandonar ou diminuir o fumo, já que ele favorece a azia e a indigestão.

Durma semi-sentada, com a ajuda de travesseiros.

SIGA-NOS NO Google News