Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Luto: 9° Batalhão de Engenharia se despediu do último veterano de Guerra

Fonte: O Pantaneiro

Redação - 04 de agosto de 2020 - 12:40

Luto: 9° Batalhão de Engenharia se despediu do último veterano de Guerra

Faleceu na semana passada o veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Geral Paes Leme Amaral. Ele estava internado no Hospital Militar de Área do Recife (PE), onde se recuperava de um AVC sofrido há duas semanas.

O corpo foi cremado no Cemitério Memorial Guararapes em Jaboatão, em horário a ser definido. Ele nasceu em Ituiutaba/MG em 17 de novembro de 1924. Alistou-se como Soldado em 1944 e se juntou ao 9° Batalhão de Engenharia no município de Três Rios, embarcando para a Itália em 23 de setembro daquele ano.

Na Itália, como Soldado Sapador do 9° Batalhão de Engenharia participou de importantes missões tais como montagem de pontes e equipagem e desminagem. Era provavelmente o último integrante do 9°BE ainda vivo.

Foi agraciado com a medalha de Campanha, retornando ao Brasil a 17 de setembro de 1945. Retornando ao Brasil, foi Sargento Especialista e depois Servidor Civil da Aeronáutica. Licenciado em Química, também foi professor da disciplina em Escolas.

Fixou residência em Recife, onde após ter ficado viúvo casou-se com a atual esposa, Dona Avany. Deixou 4 filhos, Ubiraci, Afonso , Geraldo Jr e Alexandre. Atualmente dividia sua residência entre a capital pernambucana e o município de Princesa Isabel no sertão paraibano.

SIGA-NOS NO Google News