Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula:Vinculação de recursos para educação está garantida

Marina Domingos / ABr - 22 de julho de 2004 - 13:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje que o governo vai preservar os recursos previstos no orçamento para gastos em educação. “É fundamental preservarmos a vinculação constitucional de recursos para a educação. E isso o governo garante.” O presidente deu essas declarações durante a abertura do 4º Congresso Mundial da Internacional da Educação, em Porto Alegre.

O presidente criticou os governantes que qualificam os recursos utilizados na educação como gastos. Para Lula, esse dinheiro deve ser visto como investimento no futuro. "Qualquer centavo que seja aplicado na educação tem que ser entendido pelos governantes do mundo inteiro como investimento no futuro das novas gerações, no futuro do país e na possibilidade de o país se desenvolver", ressaltou.

Durante o discurso, Lula apresentou as metas para a área de educação em 2004 e anunciou que o governo quer alfabetizar até o final do ano 1 milhão e 650 mil pessoas. Segundo o presidente, o Ministério da Educação também apresentará uma proposta de controle digital de freqüência dos alunos de todas as escolas públicas do país. “Cada prefeito, governador, ministro, e até o presidente da República, vai poder saber quantos alunos freqüentaram a escola naquele dia. E assim o gestor público não só terá melhores condições de planejamento, como de intervenções imediatas nas escolas que apresentem deficiência determinante da baixa freqüência”, afirmou.

Falando para uma platéia de professores de diversos países, o presidente Lula anunciou que, a partir do ano que vem, o governo federal vai investir na formação de professores. “Apesar do governo ter poucos recursos, dinheiro não será problema pra criar novos programas de qualificação de docentes.” Segundo o presidente, o MEC pretende capacitar pelo menos 80% dos professores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Depois da cerimônia, o presidente seguiu para Santa Catarina, onde participa da inauguração da área de desembarque internacional do Aeroporto de Navegantes.

SIGA-NOS NO Google News