Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula,''Não há como a economia brasileira não crescer''.

Paula Medeiros / ABr - 11 de março de 2004 - 14:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que não há nenhuma hipótese de a economia brasileira não crescer neste ano. Segundo ele, as regras já estabelecidas e as que estão sendo apreciadas pelo Congresso Nacional são a garantia desse desenvolvimento. “Eu quero dizer para vocês que não há como a economia brasileira não crescer esse ano. Possivelmente não crescerá o tanto que nós gostaríamos, mas vai crescer e vai crescer de forma sustentável para que cresça mais no ano que vem, para que cresça mais em 2006 e para que cresça mais em qualquer momento”, afirmou.

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto, o presidente reconheceu que as taxas de juros no Brasil continuam altas, mas observou que são as mais baixas dos últimos 10 anos. “Todo mundo reconhece que é alta, do mais simples mortal brasileiro ao mais importante dirigente do país, todo mundo reconhece que a taxa de juros reais ainda é elevada, se comparada a outros países. Mas, para a taxa de juros ser baixa, é preciso que o país tenha solidez e tenha credibilidade”, assinalou.

O presidente disse que o Brasil nunca esteve tão próximo de sua meta de inflação, que é de 5,5%, como agora. Para manter a inflação sob controle, o presidente ressaltou que é preciso trabalhar com seriedade. “Com todas as críticas que possamos merecer e que a política econômica certamente merece, uma coisa vocês deveriam reconhecer: essa é a primeira vez na história do Brasil que estamos conquistando a estabilidade sem nenhuma invenção econômica. Na verdade, nós estamos apostando na credibilidade".

Lula reafirmou que não irá criar um plano econômico que supostamente resolveria os problemas da economia. “Não é justo com o Brasil que nós inventemos um plano Palocci, ou plano Lula, um plano qualquer para ter sucesso de meio dia ou de meia hora e depois alguém tem que arcar com o prejuízo. Quem arca é o próprio povo porque, na hora que o Estado não tiver como pagar, vai ter que aumentar impostos, todo mundo sabe disso”, disse. Segundo Lula, um presidente não deve governar para as próximas eleições, mas sim para as futuras gerações.

SIGA-NOS NO Google News