Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/05/2006 19:46

Lula volta a mudar o tom e admite investir na Bolívia

Humberto Marques/Campo Grande News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mudar o tom no fim da tarde de hoje, e admitiu que o Brasil pode voltar a realizar investimentos brasileiros e da Petrobras na Bolívia. A declaração foi feita após reunião entre o chefe do Executivo brasileiro e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, realizada na cidade de Puerto Iguazú (Argentina). Segundo a Folha Online, Lula garantiu que a Petrobras “tem autonomia” para tomar essa decisão e não garantiu novos investimentos, mas afirmou que a empresa “vai continuar investindo na Bolívia dependendo do acordo que tiver”.

Ontem, o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, chegou a declarar que a Petrobras suspendeu qualquer possibilidade de investimento adicional na Bolívia, por conta da nacionalização dos hidrocarbonetos (gás e petróleo) no país vizinho. Mesmo a ampliação do gasoduto seria paralisada. Gabrielli informou, ainda, que não aceitaria aumento no preço do gás fornecido pela Bolívia, e que levaria a questão para uma corte arbitral nos Estados Unidos.

Ao lado dos outros presidentes, Lula disse que pretende colaborar com a Bolívia, estando disposto a firmar outros acordos. “Nenhum dos presidentes aqui vai tomar uma decisão que dificulte a integração da América do Sul e do Mercosul”, destacou o presidente.

Durante o encontro, não foram definidos acordos sobre o possível aumento do gás natural. Lula informou apenas que os preços serão discutidos de forma democrática, e que “pendências serão resolvidas bilateralmente entre Brasil e Bolívia e entre Petrobrás e a YPFB [estatal boliviana do setor]”. “Temos escutado que a Petrobras não vai investir mais. Estou seguro que os países serão solidários para ajudar a Bolívia”, disse Evo Morales.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)