Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula volta a mudar o tom e admite investir na Bolívia

Humberto Marques/Campo Grande News - 04 de maio de 2006 - 19:46

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mudar o tom no fim da tarde de hoje, e admitiu que o Brasil pode voltar a realizar investimentos brasileiros e da Petrobras na Bolívia. A declaração foi feita após reunião entre o chefe do Executivo brasileiro e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, realizada na cidade de Puerto Iguazú (Argentina). Segundo a Folha Online, Lula garantiu que a Petrobras “tem autonomia” para tomar essa decisão e não garantiu novos investimentos, mas afirmou que a empresa “vai continuar investindo na Bolívia dependendo do acordo que tiver”.

Ontem, o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, chegou a declarar que a Petrobras suspendeu qualquer possibilidade de investimento adicional na Bolívia, por conta da nacionalização dos hidrocarbonetos (gás e petróleo) no país vizinho. Mesmo a ampliação do gasoduto seria paralisada. Gabrielli informou, ainda, que não aceitaria aumento no preço do gás fornecido pela Bolívia, e que levaria a questão para uma corte arbitral nos Estados Unidos.

Ao lado dos outros presidentes, Lula disse que pretende colaborar com a Bolívia, estando disposto a firmar outros acordos. “Nenhum dos presidentes aqui vai tomar uma decisão que dificulte a integração da América do Sul e do Mercosul”, destacou o presidente.

Durante o encontro, não foram definidos acordos sobre o possível aumento do gás natural. Lula informou apenas que os preços serão discutidos de forma democrática, e que “pendências serão resolvidas bilateralmente entre Brasil e Bolívia e entre Petrobrás e a YPFB [estatal boliviana do setor]”. “Temos escutado que a Petrobras não vai investir mais. Estou seguro que os países serão solidários para ajudar a Bolívia”, disse Evo Morales.

SIGA-NOS NO Google News