Cassilândia, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

04/05/2006 19:46

Lula volta a mudar o tom e admite investir na Bolívia

Humberto Marques/Campo Grande News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mudar o tom no fim da tarde de hoje, e admitiu que o Brasil pode voltar a realizar investimentos brasileiros e da Petrobras na Bolívia. A declaração foi feita após reunião entre o chefe do Executivo brasileiro e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, realizada na cidade de Puerto Iguazú (Argentina). Segundo a Folha Online, Lula garantiu que a Petrobras “tem autonomia” para tomar essa decisão e não garantiu novos investimentos, mas afirmou que a empresa “vai continuar investindo na Bolívia dependendo do acordo que tiver”.

Ontem, o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, chegou a declarar que a Petrobras suspendeu qualquer possibilidade de investimento adicional na Bolívia, por conta da nacionalização dos hidrocarbonetos (gás e petróleo) no país vizinho. Mesmo a ampliação do gasoduto seria paralisada. Gabrielli informou, ainda, que não aceitaria aumento no preço do gás fornecido pela Bolívia, e que levaria a questão para uma corte arbitral nos Estados Unidos.

Ao lado dos outros presidentes, Lula disse que pretende colaborar com a Bolívia, estando disposto a firmar outros acordos. “Nenhum dos presidentes aqui vai tomar uma decisão que dificulte a integração da América do Sul e do Mercosul”, destacou o presidente.

Durante o encontro, não foram definidos acordos sobre o possível aumento do gás natural. Lula informou apenas que os preços serão discutidos de forma democrática, e que “pendências serão resolvidas bilateralmente entre Brasil e Bolívia e entre Petrobrás e a YPFB [estatal boliviana do setor]”. “Temos escutado que a Petrobras não vai investir mais. Estou seguro que os países serão solidários para ajudar a Bolívia”, disse Evo Morales.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Janeiro de 2017
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
20:53
Loteria
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)