Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/10/2005 16:32

Lula volta a defender ampliação do Conselho de Segurança

Ana Paula Marra / ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender hoje, durante almoço oferecido ao presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, uma reforma no sistema das Nações Unidas e a ampliação do Conselho de Segurança da ONU. Lula agradeceu o apoio do governo cabo-verdiano ao pleito brasileiro de integrar, como membro permanente, o Conselho de Segurança da ONU e disse que este apoio "reflete a convicção de que a democratização das Nações Unidas é imprescindível ao fortalecimento da paz e da segurança internacionais".

No discurso, Lula também falou da necessidade de se assegurar na Organização Mundial do Comércio (OMC) "maior transparência e representatividade em benefício dos países em desenvolvimento". Para isso, destacou a importância do trabalho dos países membros do G20. O grupo foi criado em agosto de 2003, na fase preparatória da 5ª Conferência Ministerial da OMC, em Cancún, no México, para defender interesses comuns dos países em desenvolvimento em questões comercias, em especial as agrícolas.

O presidente reafirmou que seu governo está empenhado na mobilização mundial contra a fome, assim como o governo de Cabo Verde. "Como o Brasil, Cabo Verde vem construindo sólidos alicerces de um futuro próspero e justo. O governo do presidente Pires aposta, como nós, na luta contra a fome, a pobreza e a exclusão social. Sabe que são essas as verdadeiras barreiras ao desenvolvimento duradouro de nossos países", disse Lula.

Sobre as futuras relações comerciais entre Brasil e Cabo Verde, Lula manifestou otimismo e anunciou que o Brasil está empenhando em ampliar suas importações àquele país africano. De janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou para Cabo Verde US$ 15,57 milhões e importou US$ 22,29 milhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os produtos mais vendidos para Cabo Verde foram barras de ferro, suco, açúcar e cimento. Plantas para ornamentação e buquês foram os principais produtos importados pelo Brasil.

Hoje, durante encontro, os presidentes Lula e Pires também conversaram sobre a colaboração brasileira na instalação da primeira universidade pública de Cabo Verde, acertada durante a visita de Lula ao país africano em julho de 2004. A colaboração prevê a capacitação dos professores da futura instituição africana no Brasil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)