Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula viaja em busca de novos mercados e apoio

AgÊncia Brasil - 22 de maio de 2005 - 08:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a Ásia às 8 horas deste domingo. Durante cerca de uma semana, visitará, em busca de novos mercados e apoio político, a Coréia do Sul e o Japão.

Em sua comitiva, viajam 432 empresários brasileiros e nove ministros de Estado. O retorno ao Brasil ocorre no dia 29. Lula só deve chegar a Seul, capital coreana, na noite de segunda-feira. No dia seguinte, o presidente participa do 6º Fórum Global sobre Reinvenção do Governo e também se encontra com o presidente coreano Roh Moo-Hyun. Por fim, sua agenda coreana prevê participação na cerimônia de encerramento do Seminário sobre Investimentos no Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o objetivo dessa primeira etapa da viagem é ampliar o intercâmbio comercial entre Coréia do Sul e Brasil. Atualmente, as negociações entre os dois países já ultrapassa os US$ 3 bilhões. Por isso, o presidente tem encontros marcados com vários empresários coreanos.

Na visita, devem ser concluídos memorandos de entendimento sobre o estabelecimento de Centro de Tecnologia da Informação no Brasil e a criação de Comitê Consultivo Agrícola. Já na quinta-feira, Lula participa de uma reunião com o primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi.

Na pauta do encontro, está a agenda bilateral e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia seguinte, o presidente será recebido pelo imperador Akihito. A agenda japonesa também prevê negociações comerciais. Lula tem encontros marcados com empresários e participa da cerimônia de encerramento da Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica CNI-Keidanren e do Seminário Brasil-Japão: Oportunidades de Investimento.

Nos dois eventos, serão apresentados painéis sobre etanol, turismo e tecnologia da informação.

SIGA-NOS NO Google News