Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula se reúne com o presidente colombiano Álvaro Uribe

Agência Brasil - 21 de junho de 2004 - 20:03

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se esta noite com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Na pauta da reunião estão assuntos de natureza comercial que visam a uma maior integração entre os dos países. Foi o que disse há pouco, no Hotel Sofitel, onde acontece o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Segundo Amorim, “na esteira do acordo da comunidade andina com o Mercosul há um grande desejo da Colômbia de aumentar as exportações para o Brasil”. O ministro enfatizou que o comércio entre os dois países hoje é desequilibrado, pois para cada US$ 7 que o Brasil exporta para a Colômbia, a Colômbia exporta apenas US$ 1 para o Brasil.

“Se queremos ter uma relação de integração que seja frutífera e de longo prazo, esta relação vai ter de ser mais equilibrada. Nem que isso signifique maiores investimentos brasileiros na Colômbia”, afirmou.

Durante o encontro, além dos principais pontos do comércio bilateral, serão tratados assuntos relacionados à defesa e à segurança regionais. O ministro da Defesa, José Viegas Filho, afirmou que na fronteira e no relacionamento governamental o entendimento entre os dois países é muito bom, mas é preciso tratar de assuntos como o embate aéreo.

“Os colombianos têm o embate como norma e estamos em vias de adotar. Precisamos harmonizar os nossos procedimentos para que possamos intercambiar informações e zelar pela segurança de nosso espaço aéreo em conjunto”, disse Viegas.

A Colômbia já possui medidas que regularizam o embate aéreo, mas no Brasil a legislação sobre o assunto é de 1998 e depende de complementação. Hoje, para que um avião seja considerado hostil e seja abatido em nosso espaço aéreo deve cometer uma série de oito a nove violações sistemáticas sucessivas. De acordo com Viegas, a atualização da legislação deve acontecer por meio de um decreto que está em fase de elaboração.

Após a reunião, Lula deve jantar com o presidente colombiano.

SIGA-NOS NO Google News