Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2004 20:03

Lula se reúne com o presidente colombiano Álvaro Uribe

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se esta noite com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Na pauta da reunião estão assuntos de natureza comercial que visam a uma maior integração entre os dos países. Foi o que disse há pouco, no Hotel Sofitel, onde acontece o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Segundo Amorim, “na esteira do acordo da comunidade andina com o Mercosul há um grande desejo da Colômbia de aumentar as exportações para o Brasil”. O ministro enfatizou que o comércio entre os dois países hoje é desequilibrado, pois para cada US$ 7 que o Brasil exporta para a Colômbia, a Colômbia exporta apenas US$ 1 para o Brasil.

“Se queremos ter uma relação de integração que seja frutífera e de longo prazo, esta relação vai ter de ser mais equilibrada. Nem que isso signifique maiores investimentos brasileiros na Colômbia”, afirmou.

Durante o encontro, além dos principais pontos do comércio bilateral, serão tratados assuntos relacionados à defesa e à segurança regionais. O ministro da Defesa, José Viegas Filho, afirmou que na fronteira e no relacionamento governamental o entendimento entre os dois países é muito bom, mas é preciso tratar de assuntos como o embate aéreo.

“Os colombianos têm o embate como norma e estamos em vias de adotar. Precisamos harmonizar os nossos procedimentos para que possamos intercambiar informações e zelar pela segurança de nosso espaço aéreo em conjunto”, disse Viegas.

A Colômbia já possui medidas que regularizam o embate aéreo, mas no Brasil a legislação sobre o assunto é de 1998 e depende de complementação. Hoje, para que um avião seja considerado hostil e seja abatido em nosso espaço aéreo deve cometer uma série de oito a nove violações sistemáticas sucessivas. De acordo com Viegas, a atualização da legislação deve acontecer por meio de um decreto que está em fase de elaboração.

Após a reunião, Lula deve jantar com o presidente colombiano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)