Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

21/06/2004 20:03

Lula se reúne com o presidente colombiano Álvaro Uribe

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se esta noite com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Na pauta da reunião estão assuntos de natureza comercial que visam a uma maior integração entre os dos países. Foi o que disse há pouco, no Hotel Sofitel, onde acontece o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Segundo Amorim, “na esteira do acordo da comunidade andina com o Mercosul há um grande desejo da Colômbia de aumentar as exportações para o Brasil”. O ministro enfatizou que o comércio entre os dois países hoje é desequilibrado, pois para cada US$ 7 que o Brasil exporta para a Colômbia, a Colômbia exporta apenas US$ 1 para o Brasil.

“Se queremos ter uma relação de integração que seja frutífera e de longo prazo, esta relação vai ter de ser mais equilibrada. Nem que isso signifique maiores investimentos brasileiros na Colômbia”, afirmou.

Durante o encontro, além dos principais pontos do comércio bilateral, serão tratados assuntos relacionados à defesa e à segurança regionais. O ministro da Defesa, José Viegas Filho, afirmou que na fronteira e no relacionamento governamental o entendimento entre os dois países é muito bom, mas é preciso tratar de assuntos como o embate aéreo.

“Os colombianos têm o embate como norma e estamos em vias de adotar. Precisamos harmonizar os nossos procedimentos para que possamos intercambiar informações e zelar pela segurança de nosso espaço aéreo em conjunto”, disse Viegas.

A Colômbia já possui medidas que regularizam o embate aéreo, mas no Brasil a legislação sobre o assunto é de 1998 e depende de complementação. Hoje, para que um avião seja considerado hostil e seja abatido em nosso espaço aéreo deve cometer uma série de oito a nove violações sistemáticas sucessivas. De acordo com Viegas, a atualização da legislação deve acontecer por meio de um decreto que está em fase de elaboração.

Após a reunião, Lula deve jantar com o presidente colombiano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)