Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/11/2007 13:59

Lula se reúne com Chinaglia e descarta 3º mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu há pouco com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) para encerrar de vez qualquer especulação sobre a possibilidade de um terceiro mandato. Berzoini atribui as especulações à oposição e disse que o objetivo da reunião foi "colocar um ponto final em uma pauta artificial e extemporânea".

Berzoini explicou que o PT é contrário à reeleição e, inclusive, votou contra Emenda 16, que a instituiu em 1997. O presidente do PT ainda lembrou que, no último congresso nacional do partido, essa posição foi confirmada. Entre as resoluções aprovadas no encontro, segundo ele, não há qualquer menção a um terceiro mandato para o presidente Lula.

Plebiscito
O deputado Devanir Ribeiro, citado pela imprensa como autor de proposta que autoriza o presidente da República a convocar plebiscito para instituir o terceiro mandato, informou a Lula que nem sequer apresentou tal proposta. Devanir explicou que participou da reunião para esclarecer o presidente sobre o assunto. Ele lembrou que a idéia surgiu nas discussões da comissão especial que analisou a reforma política, e o objetivo era estender ao presidente da República a prerrogativa de convocar plebiscitos (sobre qualquer assunto) que hoje é exclusiva do Congresso. "Vim esclarecer o presidente que minha proposta não tem nada a ver com um terceiro mandato", disse.

O deputado afirmou que essas notícias, somadas ao pedido de desarquivamento de propostas de emendas constitucionais sobre reeleição, acabaram provocando especulações infundadas que têm sido veiculadas na imprensa. Devanir Riberio se refere ao pedido do deputado Fernando Ferro (PT-PE) de desarquivamento da Proposta de Emenda à Constituição 23/99, que acaba com a reeleição. Como a proposta tramitava conjuntamente com outras 47 PECs sobre o assunto, todas foram desarquivadas. Entre elas, há proposta do ex-deputado Inaldo Leitão (PEC 99/99) que acaba com o limite, previsto na Constituição, de uma única reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República.



Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)