Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/04/2009 17:31

Lula se diz surpreso com resultados da Cúpula

Roberto Maltchik , EBC

Port of Spain (Trinidad e Tobago) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (19), depois do encerramento da 5ª Cúpula das Américas, em Trinidad Tobago, que ficou positivamente surpreso com o resultado do encontro que reuniu 34 dos 35 países do continente.

De acordo com Lula, um passo significativo para aproximar os países latino-americanos dos Estados Unidos foi dado durante o encontro. Segundo ele, o presidente norte-americano, Barack Obama, “deve ter tomado um banho de América Latina” e, certamente, houve uma evolução muito grande nas relações dos EUA com o continente.

O presidente brasileiro disse que muita gente esperava uma “batalha campal” durante o encontro e que saiu particularmente surpreso com os resultados positivos da reunião.

Lula disse também que aguarda com expectativa uma reunião marcada para o mês de julho, em Santiago, no Chile, na qual os ministros latino-americanos de economia vão discutir o impacto da crise financeira internacional nos países mais pobres.

A liberação de US$ 100 milhões dos Estados Unidos para os países latinos mais afetados pela crise, anunciada pelo presidente Barack Obama, foi classificada por Lula como “muito pequena”. Segundo ele, o auxílio deve ser ampliado e deve contar também com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ele reforçou, contudo, a necessidade de os países do continente dependerem cada vez menos dos EUA para sobreviver. “Temos que começar a tomar conta de nosso nariz. Não devemos ficar pedindo favor. Essa era acabou”, enfatizou o presidente brasileiro.

Sobre o embargo econômico e a exclusão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA), Lula garantiu que o assunto avançou de forma positiva, mas entende que as negociações nesse sentido fazem parte de processos antigos e que é preciso tempo para reverter os embargos.

De acordo com Lula, “os cubanos não estão pedindo a ninguém para representá-los [nas negociações com os EUA]. Raul Castro [presidente de Cuba] já deu quatro sinais de que quer conversar, agora cabe a Obama indicar alguém para negociar com vontade. Não vejo possibilidade de outra Cúpula das Américas sem Cuba; não há mais explicação para isso”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)