Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula sanciona leis que criam as novas Sudam e Sudene

Carolina Pimentel/ABr - 04 de janeiro de 2007 - 20:47

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou as leis complementares que criam as novas Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Os dois órgãos visam promover crescimento sustentável e competitividade nos municípios situados nas respectivas áreas de atuação. Os instrumentos de ação da Sudam e da Sudene serão planos de desenvolvimento regionais, incentivos fiscais e fundos.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) terão em torno de R$ 2,3 bilhões para aplicar em projetos privados. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) terão cerca de R$ 6,5 bilhões para este ano.

O presidente vetou parcialmente as duas leis, sendo que alguns pontos tratavam de repasse de recursos para as superintendências.


A área de atuação da Sudene abrange os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.


A Sudam abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Maranhão na sua porção a oeste do meridiano 44º.


SIGA-NOS NO Google News