Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula sanciona hoje à tarde o projeto de criação da UFGD

Helio de Freitas, de Dourados - 29 de julho de 2005 - 13:59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar hoje às 15h30, em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei que cria a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A universidade será instalada com o desmembramento da unidade da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Dourados. O prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), viajou a Brasília para participar da cerimônia. O projeto da UFGD foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 6 deste mês e no dia 12 foi aprovado no Senado. A tramitação no Congresso durou seis meses.

Com orçamento anual de R$ 60 milhões, a UFGD terá inicialmente 26 cursos de graduação, um de especialização, três de mestrado e três cursos de doutorado. O HU (Hospital Universitário) de Dourados também será incorporado à UFGD e transformado em hospital-escola.

O deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS) disse estar "feliz" com a sanção do projeto. "A criação atende o anseio da população de Dourados e região. Só por isso já daria para dizer que valeu a pena todo o meu mandato", afirmou.

Para o deputado federal João Grandão (PT-MS), a sanção presidencial "coroa todo um trabalho" que envolveu professores, técnicos, a sociedade civil organizada e a classe política. “Como sempre disse, volto a repetir, todas as pessoas envolvidas estão realizando um sonho de toda uma comunidade e garantindo para Dourados a consolidação como pólo universitário, um dos mais importantes de todo o Centro Oeste”.

SIGA-NOS NO Google News