Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula sanciona criação de 3 mil vagas de agente na PRF

25 de setembro de 2008 - 07:24

Os próximos concursos realizados para agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) exigirão nível superior dos candidatos. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última segunda-feira (22) a Medida Provisória 431, que altera o requisito para a função e cria mais três mil vagas para o cargo.

O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, aguardava apenas a sanção do presidente Lula para começar a vigorar.

Com os novos postos, o efetivo da PRF chegará a 13 mil agentes na ativa. O novo plano de carreiras oferece salários iniciais de R$ 5.239 durante o estágio probatório. Com o fim do período de experiência, a remuneração passa a R$ 5.815. A medida determina ainda que os novos empossados só poderão solicitar remoção após três anos na localidade para a qual se inscreveu.

Último concurso

A sanção presidencial confirma a seleção realizada no dia 14 deste mês como a última a aceitar participantes de nível médio. A oferta era de 340 vagas para os estados do Pará e Mato Grosso do Sul. De acordo com Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o índice de abstenção chegou a 41,1%, ou seja, dos 158.681 inscritos, apenas 93.407 compareceram aos locais de provas.

Em nota, o Cespe disse acreditar "que a abstenção foi alta por ser um concurso que teve reabertura de inscrições", argumentando que a mudança no cronograma fez com que candidatos que já tenham sido aprovados em outras seleções ou estejam se preparando para outras seleções.

Depois de passarem pela primeira fase, os candidatos deverão passar ainda por teste de capacidade física, exames médicos e avaliação psicológica. A segunda etapa consistirá do Curso de Formação Profissional.


Por Correio Web

SIGA-NOS NO Google News