Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula recebe primeiro juiz cego do país

Carolina Pimentel , Agência Brasil - 17 de julho de 2009 - 18:38

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (17), no Palácio da Alvorada, o primeiro juiz cego do país, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Procurador do Trabalho há 17 anos, Fonseca foi nomeado ontem desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, no Paraná, pelo presidente Lula, a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo tribunal. Ele substituirá a desembargadora Wanda Santi Cardoso da Silva, que se aposentou em janeiro.

Após o encontro, Fonseca disse que Lula foi simpático e espera que ele corresponda à expectativa de todos. Em 1990, o procurador fez concurso para juiz em Campinas (SP), mas foi reprovado na última fase devido à cegueira. Fonseca sempre teve baixa visão por causa do nascimento prematuro. No terceiro ano do curso de Direito, ele perdeu totalmente a visão.

No período da faculdade, contava com a ajuda dos colegas, que gravavam as aulas, e assim conseguiu terminar a graduação. No trabalho, os assessores leem os processos para Fonseca, que não sabe ler em braile por ter perdido a visão já na fase adulta.

Para Fonseca, a maior dificuldade durante a carreira foi a falta de confiança da sociedade na habilidade de uma pessoa com deficiência. “A sociedade acha que a pessoa com deficiência não é capaz”, afirmou aos jornalistas.


SIGA-NOS NO Google News