Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/03/2005 14:34

Lula: programa de biodiesel não vai repetir erros

Cecília Jorge e Michèlle Canes / ABr

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, que o projeto de produção do novo combustível está começando sem repetir os erros do passado. Ele lembrou que, na década de 90, o Pró-Álcool atendia praticamente 90% da frota de carros produzidos no Brasil, embora a produção de carros movidos a álcool fosse interrompida.

"O açúcar (matéria-prima do álcool) estava desvalorizado, o álcool já desvalorizado porque não tinha consumo", afirmou o presidente. "Estamos começando pequeno. Estamos começando com 2% do biodiesel nos motores de tratores, carros, caminhões, ônibus".

Lula disse que o incentivo à produção de álcool também tem sido foco de ações do governo. "Os produtores de álcool têm certeza de que o governo está tratando o álcool com seriedade. A indústria automobilística voltou a produzir carro a álcool", ressaltou o presidente.

Em relação à produção do biodiesel, Lula afirmou que o programa de incentivo à produção do novo combustível no país contará com o apoio logístico da Petrobrás para garantir a distribuição do produto em território nacional. Segundo Lula, a distribuição será o principal desafio para o sucesso do programa.

"É muita responsabilidade a gente fazer com que o programa do biodiesel tenha uma dimensão nacional e possa se transformar num combustível definitivo para o Brasil", disse o presidente. "Quanto mais crescer o consumo mais aumentará a nossa responsabilidade de não permitir que uma brasileira, um brasileiro em qualquer lugar do Brasil que quiser colocar biodiesel no carro não consiga".

Inaugurada nesta quinta-feira (24), a Usina de Biodiesel Soyminas terá capacidade para produzir 12 milhões de litros do novo combustível por ano. A produção será a partir do girassol e do nabo forrageiro.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol. Além de ser uma tecnologia limpa, ou não poluente, o biodiesel também tem vantagens econômicas. O presidente Lula destacou que o Brasil ainda importa hoje cerca de US$ 2 bilhões de petróleo, matéria-prima do diesel comum. E, segundo ele, a produção da usina vai gerar R$ 9 milhões de reais por ano à economia do município.

Lula acrescentou que o projeto da usina está amparado em uma ampla parceria entre prefeitura, setor privado, governo federal e agricultura familiar. "No mesmo projeto conseguiu-se a associação entre uma fronteira de ponta do desenvolvimento, a energia renovável, e uma força secularmente esquecida na história brasileira, a agricultura familiar". A produção da matéria-prima do biodiesel, de acordo com o presidente, já beneficia 200 famílias em Cássia. "Na próxima safra serão duas mil, e em três anos, 8 mil pequenos agricultores estarão integrados ao projeto", informou Lula. "O resultado disso tudo é fácil de prever: a multiplicação de renda, emprego, do bem estar e da cidadania, aqui e em mais 25 cidades do entorno", concluiu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)