Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula: programa de biodiesel não vai repetir erros

Cecília Jorge e Michèlle Canes / ABr - 24 de março de 2005 - 14:34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao inaugurar a primeira usina brasileira de biodiesel, que o projeto de produção do novo combustível está começando sem repetir os erros do passado. Ele lembrou que, na década de 90, o Pró-Álcool atendia praticamente 90% da frota de carros produzidos no Brasil, embora a produção de carros movidos a álcool fosse interrompida.

"O açúcar (matéria-prima do álcool) estava desvalorizado, o álcool já desvalorizado porque não tinha consumo", afirmou o presidente. "Estamos começando pequeno. Estamos começando com 2% do biodiesel nos motores de tratores, carros, caminhões, ônibus".

Lula disse que o incentivo à produção de álcool também tem sido foco de ações do governo. "Os produtores de álcool têm certeza de que o governo está tratando o álcool com seriedade. A indústria automobilística voltou a produzir carro a álcool", ressaltou o presidente.

Em relação à produção do biodiesel, Lula afirmou que o programa de incentivo à produção do novo combustível no país contará com o apoio logístico da Petrobrás para garantir a distribuição do produto em território nacional. Segundo Lula, a distribuição será o principal desafio para o sucesso do programa.

"É muita responsabilidade a gente fazer com que o programa do biodiesel tenha uma dimensão nacional e possa se transformar num combustível definitivo para o Brasil", disse o presidente. "Quanto mais crescer o consumo mais aumentará a nossa responsabilidade de não permitir que uma brasileira, um brasileiro em qualquer lugar do Brasil que quiser colocar biodiesel no carro não consiga".

Inaugurada nesta quinta-feira (24), a Usina de Biodiesel Soyminas terá capacidade para produzir 12 milhões de litros do novo combustível por ano. A produção será a partir do girassol e do nabo forrageiro.

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol. Além de ser uma tecnologia limpa, ou não poluente, o biodiesel também tem vantagens econômicas. O presidente Lula destacou que o Brasil ainda importa hoje cerca de US$ 2 bilhões de petróleo, matéria-prima do diesel comum. E, segundo ele, a produção da usina vai gerar R$ 9 milhões de reais por ano à economia do município.

Lula acrescentou que o projeto da usina está amparado em uma ampla parceria entre prefeitura, setor privado, governo federal e agricultura familiar. "No mesmo projeto conseguiu-se a associação entre uma fronteira de ponta do desenvolvimento, a energia renovável, e uma força secularmente esquecida na história brasileira, a agricultura familiar". A produção da matéria-prima do biodiesel, de acordo com o presidente, já beneficia 200 famílias em Cássia. "Na próxima safra serão duas mil, e em três anos, 8 mil pequenos agricultores estarão integrados ao projeto", informou Lula. "O resultado disso tudo é fácil de prever: a multiplicação de renda, emprego, do bem estar e da cidadania, aqui e em mais 25 cidades do entorno", concluiu.

SIGA-NOS NO Google News