Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Agência Brasil/Mylena Fiori - 24 de janeiro de 2007 - 13:13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o único chefe de estado sul-americano a participar do Fórum Econômico Mundial 2007, que começa hoje (24) na cidade suíça de Davos. O evento reúne desde 1971 as principais lideranças empresariais do planeta. Este ano, 24 chefes de estado e de governo, 85 ministros, líderes religiosos, executivos da mídia e representantes de organizações não governamentais participarão do encontro, que vai até domingo (28).

Lula viaja nesta noite para a Suíça, onde deve permanecer até sexta-feira (26). A agenda completa do presidente ainda não foi divulgada, mas de acordo com o Itamaraty o presidente deverá ser o principal expositor de sessão plenária sobre novas estratégias para erradicação da fome, na manhã da sexta-feira.

No mesmo dia, Lula deve participar de plenária sobre a América Latina na companhia do presidente do México, Felipe Calderón, e do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza. Ainda na tarde de sexta-feira está previsto encontro de líderes mundiais sobre a atual rodada de negociações da Organização Mundial do Comércio – a Rodada Doha –, emperrada desde julho de 2006 por entraves na área agrícola.

De acordo com o Itamaraty, devem participar do encontro, além do presidente Lula, o primeiro-ministro inglês Tony Blair, o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, o Comissário Europeu de Comércio, Peter Mandelson, a Representante Comercial dos Estados Unidos, Susan Schwab, e o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, entre outros.

Lula deverá ter também encontros bilaterais que ainda não foram divulgados. Também participarão do Fórum Econômico Mundial os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Guido Mantega (Fazenda), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Celebridades internacionais como os músicos Bono Vox e Peter Gabriel e o escritor brasileiro Paulo Coelho também confirmaram a presença.


SIGA-NOS NO Google News