Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula faz primeira visita a Holanda

Vitor Abdala/ABr - 09 de abril de 2008 - 09:26

Haia (Holanda) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje (9) sua primeira visita à Holanda. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a viagem ao país europeu tem como um dos principais objetivos o estreitamento dos laços comerciais entre os dois países. Junto com o presidente viajará uma delegação de 85 empresários.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Holanda é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Em 2007, o país foi o quarto maior destino das exportações brasileiras e o primeiro na Europa.

A Holanda é também um dos maiores investidores no Brasil. Segundo o Banco Central, o país europeu tem figurado na lista dos que mais investem pelo menos desde 1998, tendo liderado o ranking em 2002, 2004 e 2007. Apenas no ano passado, os investimentos diretos dos holandeses chegaram a US$ 8,1 bilhões, ou seja, quase um quarto de todo o dinheiro estrangeiro aplicado no país.

Para o diretor executivo da Câmara de Comércio Holando-Brasileira (Dutcham, a sigla em inglês), Hans Mulder, o que mais atrai os investidores holandeses é o crescimento econômico brasileiro e o tamanho do mercado interno do Brasil, que, em termos populacionais, soma 180 milhões de pessoas.

“Creio que a tradição holandesa ‘casa bem’ com a realidade brasileira: os holandeses são acostumados a engajar forças locais nas suas empreitadas, desde tempos antigos, até por falta de recursos próprios. E, no Brasil, é difícil alcançar sucesso sem o aproveitamento de know-how local”, explica Mulder.

Lula fica na Holanda até a sexta-feira (11), quando viaja para a República Tcheca, no Leste Europeu.

SIGA-NOS NO Google News