Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula fala do intercâmbio entre Brasil e Índia

Márcia Detoni/ABr - 25 de janeiro de 2004 - 20:40

Na reunião de hoje com o governo indiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que o intercâmbio entre Brasil e Índia pode render avanços fundamentais para a sobrevivência de ambos os países no contexto global.

“De nada adianta para a Índia e o Brasil ficar de braços cruzados esperando que os países ricos resolvam nossos problemas”, disse o presidente. “É preciso que nós mesmos, países em desenvolvimento, assumamos a responsabilidade pelo nosso destino e juntemos forças para defender os próprios interesses nas negociações comerciais e nas questões relativas à paz e à segurança internacional”, reforçou.

Segundo Lula, não se trata de relegar as relações com os países ricos a um segundo plano, mas de multiplicar as possibilidades de desenvolvimento, explorando o potencial de cooperação no hemisfério sul. Na opinião do presidente, o G-20 (grupo de países em desenvolvimento que lutam juntos na Organização Mundial do Comércio (OMC) por regras mais justas nas negociações de bens agrícolas no mercado internacional) deve aproveitar a XI reunião da Unctad (órgão da ONU que lida com questões de comércio e desenvolvimento), em junho, no Brasil para lançar as negociações do Sistema Geral de Preferências Comerciais.

“Será este, possivelmente, o primeiro passo para a criação de uma área de livre comércio entre os países do grupo, aberta a outros países em desenvolvimento”, afirmou o presidente.

SIGA-NOS NO Google News