Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula encerra visita de Estado à França

15 de julho de 2005 - 14:46

O presidente brasileiro, Luiz Inázio Lula da Silva, embarcou nesta sexta-feira em Paris de volta para o Brasil depois de três dias de intensa visita de Estado à França, a segunda em seu mandato.

Antes de voltar ao Brasil, Lula participou de um último ato na capital francesa, a visita ao museu aeronáutico de Le Bourget, onde viu uma réplica do "14Bis", avião construído por Santos Dumont (1873-1932).

Lula teve uma agenda apertada em sua passagem por Paris, onde foi o convidado de honra do presidente francês, Jacques Chirac, no tradicional desfile militar de 14 de julho, maior festa patriótica da França. O presidente brasileiro, acompanhado por um grande grupo de membros do Governo, tomou café-da-manhã hoje com o primeiro-ministro, Dominique de Villepin, e comeu com Chirac, com quem assinou acordos em diversos setores e um protocolo de intenções.

Além disso, assinou a compra de 12 aviões Mirage 2.000 RDI de segunda mão da França e ambos países acordaram a construção da ponte sobre o rio Oiapoque. A intensa agenda de Lula incluiu também uma reunião com o líder dos socialistas franceses, François Hollande, que aceitou associar-se ao fórum de partidos e forças de progresso da América Latina que acontecerá em setembro em Brasília. Lula pronunciou um discurso na universidade parisiense de Sorbonne, em que pediu um papel de "ator global" para o Brasil, e se reuniu com empresários franceses, a quem propôs investimentos no país, já que apresenta boas perspectivas de crescimentoe a Cultura.



Informações Terra

SIGA-NOS NO Google News