Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula e Zeca em Três Lagoas e Bonito amanhã

APn - 01 de abril de 2004 - 08:34

O governador Zeca do PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguram oficialmente amanhã, às nove horas, a Termelétrica Três Lagoas. Construída em área de 22 hectares, a usina tem, nesta primeira fase, potência de 240 megawatts (MW), com investimento de R$ 500 milhões, exclusivos da Petrobras. A anergia que está sendo produzida nesta primeira etapa é equivalente ao consumo de uma cidade de cerca de um milhão de habitantes.

A capacidade final da térmica é de 350 MW. Segundo a assessoria da Petrobras, a empresa ainda não sabe quanto será investido para que a térmica atinja essa potência.

A Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGás) é a responsável pelo fornecimento do gás à unidade térmica de Três Lagoas. Com extensão de 33 quilômetros, o ramal do gasoduto Bolívia-Brasil abastece a usina com dois milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural boliviano por dia.

Interligada ao Sistema Elétrico Brasileiro, a primeira fase da Termelétrica Três Lagoas começou funcionar no dia 12 de janeiro deste ano, após ser concedida a licença ambiental de operação (no dia 6 de janeiro). A usina é composta, basicamente, de quatro turbinas a gás, equipadas com sistema de combustão especial que reduz efetivamente o impacto ao meio ambiente.

A térmica foi instalada em um ano e meio, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos no período de pico. A usina é a quinta no Brasil abastecida com o gás natural da Bolívia, que também é processado pelas termelétricas William Arjona (em Campo Grande, a primeira no País a utilizar o produto boliviano), Cuiabá, Araucária (Paraná) e Canoas (Rio Grande do Sul).

Com a Termelétrica Três Lagoas, a região (divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo) se transforma de importadora a exportadora de energia elétrica, o que contribui para a melhoria da qualidade da energia e amplia as perspectivas econômicas a todos os setores da economia sul-mato-grossense. A térmica viabilizou a construção do ramal do gasoduto que disponibilizou o gás natural para atender os vários segmentos da economia regional.

A eletricidade, o gás natural, os recursos naturais e a infra-estrutura de transporte criam condições para atração de mais investimentos industriais, o que modifica o cenário econômico e social do Bolsão de Mato Grosso do Sul, região onde fica o município de Três Lagoas.

O complexo térmico está motivando vários investidores a traçar planos para construção de pólos industriais, que vão ampliar a economia secundária (indústria) no Bolsão (Nordeste e parte do Leste de Mato Grosso do Sul). Além disso, o município de Três Lagoas fica preparado para implementar políticas de desenvolvimento, agregando valor aos setores de pecuária e ecoturismo.

Depois viajam para Bonito.

SIGA-NOS NO Google News