Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz que país tem que aproveitar crise para crescer

Carolina Pimentel, da Agência Brasil - 23 de agosto de 2005 - 15:31

O Brasil deve aproveitar a crise política para sair fortalecido e mais democrático, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele voltou a afirmar que o governo não irá deixar a crise afetar o andamento do país.
"Por mais grave que seja a crise política, o povo brasileiro saberá com a sua paciência, com a sua maturidade, debelá-la. Se depender das ações do governo, nós iremos trabalhar para que o Brasil não conheça e não sofra retrocesso", disse hoje (23) na inauguração da linha de transmissão de energia entres as cidades de Coxipó, Cuiabá e Rondonópolis (MT).
Ele garantiu que a população não precisa temer prejuízos por causa da atual situação política. "O povo brasileiro tem consciência de que o que pode acontecer para ele, daqui para frente, é melhorar de vida", acrescentou.
Lula criticou quem está aproveitando a crise para tentar abalar a economia do país. Ele citou o episódio dos senadores terem aumentado o salário mínimo para R$ 384. Segundo o presidente, se a Câmara dos Deputados não tivesse revertido à decisão e voltado o salário para R$ 300, ele teria vetado "sem nenhuma preocupação", apesar dos apelos de alguns para que mantivesse o valor aprovado pelo Senado devido à crise política.
"Quem aprovou sabia que nenhuma prefeitura poderia pagar e que a Previdência Social não suportaria pagar. Quem aprovou tinha tido tempo de aprovar porque governa o Brasil há 500 anos, mas não aprovou", disse. E acrescentou: "Para mostrar que eu não estou pensando nas próximas eleições, mas pensando nas próximas gerações".
O presidente disse que seu desejo e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é reduzir a taxa de juros, mas isso não é "uma questão apenas de vontade". "Esse país só vai dar certo se nós agirmos com serenidade e seriedade".

SIGA-NOS NO Google News