Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz que não pode haver hegemonia no Mercosul

Carolina Pimentel / ABr - 20 de junho de 2005 - 14:11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que não pode haver hegemonia no processo de integração do Mercosul. Ele disse o Brasil tem consciência de seus compromissos e obrigações na situação de maior economia do bloco, capaz de contribuir com países menores.

"Sabemos que os benefícios reais e efetivos do Mercosul, em particular para os sócios menores, dependem de uma diversificação de nossa pauta de importações, sobretudo para produtos de maior valor agregado. Estamos prontos a iniciar um trabalho de superação efetiva dos entraves e dificuldades pontuais no nosso comércio", disse o presidente, durante a reunião do Conselho de Cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai.

Lula sugeriu que o governo uruguaio – que assumiu a presidência temporária do bloco pelos próximos seis meses – faça um levantamento das dificuldades enfrentadas pelo Mercosul e os compromissos pendentes. "Esse balanço orientará uma pronta resposta nossa aos problemas pendentes. Temos dado demonstrações significativas de confiança no nosso futuro comum. Estimulamos e realizamos importantes investimentos em setores estratégicos da economia de nossos vizinhos", afirmou.

O presidente destacou que os investimentos conjuntos e as compras de governo ainda podem ser mais explorados como "instrumentos de integração" do Mercosul. "Reitero nosso compromisso de fazer com que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) seja não apenas um banco de desenvolvimento nacional mas, também, com outros instrumentos e instituições, um banco de fomento do bloco."

Lula também disse que é preciso que a sociedade participe da integração do Mercosul, pois as ações não podem partir apenas dos governantes. "Para que a integração se enraíze de fato em nossos países e produza os frutos que queremos colher, todos – empresários, trabalhadores, parlamentares e sociedade civil – devem olhar para além de seus interesses específicos e momentâneos".

SIGA-NOS NO Google News