Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz que não faltou dinheiro para vacinação

13 de outubro de 2005 - 15:32

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em Portugal, que não faltou dinheiro para vacinação e prevenção à febre aftosa no gado brasileiro.

O governo tem sido criticado, principalmente por políticos da bancada ruralista e pecuaristas, por não ter liberado a maior parte dos recursos destinados ao controle sanitário do gado brasileiro neste ano.

A descoberta de um foco da doença no município sul-matogrossense de Eldorado levou mais de 30 países a embargar parcial ou totalmente a compra de carne brasileira.

Lula afirmou que o Brasil é um dos principais exportadores de carne do mundo e que, agora, por causa da contaminação em uma fazenda com 582 cabeças de gado, um rebanho de 200 milhões de cabeças pode ser prejudicado.

O presidente também disse que o setor traz divisas importantes para o país e que "não podemos permitir erros que prejudiquem a exportação de um produto tão importante".

Na cidade do Porto, onde participa da 8ª Cúpula Luso-Brasileira, Lula também afirmou que o governo segue investigando a origem do foco de aftosa.

"Queremos determinar as causas e logo informar não somente ao povo brasileiro mas também ao mundo", disse.

O governo suspeita principalmente de que o gado contaminado tenha sido trazido do Paraguai. Para o Ministério da Agricultura, a maior parte dos problemas sanitários do gado tem surgido em áreas próximas ao país vizinho.

Lula prometeu descobrir a origem do problema. "Nosso papel tem sido dar imediatamente explicações às organizações internacionais. (...) Mas agora queremos determinar as razões que podem explicar a aparição desse foco em uma propriedade que tinha somente 582 cabeças de gado."


Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News