Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz que está com a 'alma lavada'

Agência Brasil - 27 de novembro de 2003 - 15:47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que está com a "alma lavada" porque o Senado aprovou ontem (26) a reforma da Previdência e está votando os destaques hoje. "Eu penso que foi um sinal, um sinal de que, acreditando, trabalhando e fazendo muito esforço, não tem tarefa impossível para um ser humano, sobretudo quando esses seres humanos têm determinação política naquilo que querem fazer", afirmou o presidente.

Durante a solenidade de lançamento do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, no Palácio do Planalto, o presidente afirmou que a aprovação da reforma da Previdência é importante para melhorar a imagem do Brasil no exterior. "Eu acho isso importante porque as pessoas vão percebendo que nós não somos um país de faz-de-conta, nem deixaremos nenhum presidente estrangeiro indignado para dizer 'que país é esse?'. Esse país chama-se Brasil e tem um potencial extraordinário", disse Lula.

Em meio a expectativas sobre a reforma ministerial, que será realizada após a aprovação das reformas tributária e da Previdência pelo Congresso, o presidente aproveitou o evento para elogiar o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia. "Eu duvido que, em algum momento desses últimos 30 ou 40 anos no Brasil, nós tivemos alguém do turismo com a vocação, a determinação que você tem naquilo que você faz", disse Lula.

O presidente fez planos para futuras comemorações com o ministro do Turismo. "Eu estou satisfeito, realizado com o que já foi feito até agora, e olha que só estamos com 10 meses e 27 dias, portanto, meu caro, você pode fazer três vezes mais. Se imaginar que você não tinha experiência nessa área e que demorou um pouco, você pode fazer quatro vezes mais. Eu imagino que a gente possa estar comemorando aqui, lá para 2006", afirmou.

Durante a solenidade de abertura do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, no Palácio do Planalto, foi lida uma mensagem enviada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan. Segundo ele, o turismo exerce um papel crucial para ajudar os países a sair da pobreza, já que em todo o mundo é uma das maiores fontes de oportunidade de emprego. A mensagem de Annan ressaltou que o turismo estimula a cultura da paz e disse que essa iniciativa pode contribuir com os esforços globais para que as metas do milênio sejam atingidas.

O fórum pretende criar mecanismos para tornar a atividade turística um instrumento para promoção da paz, respeito à biodiversidade, valorização da diversidade cultural e desenvolvimento econômico e social. Serão realizados encontros anuais entre entidades envolvidas com turismo e ecologia de todo o mundo. Em 2004, 2005 e 2006, as conferências serão realizadas no Brasil, sendo que a primeira delas será em Salvador.

Segundo o presidente Lula, esse fórum coloca a questão da preservação da natureza e da paz como centro da atividade de turismo em todo o mundo. "Com esse evento vocês estão mexendo em coisas muito profundas nas relações humanas no planeta terra. Não tem nada que possa garantir mais a paz do que o livre trânsito de seres humanos em todos os quadrantes do mundo. Não tem nada que possa garantir mais a manutenção da riqueza das florestas de todos os países do mundo do que um turista bem motivado, bem informado, que tenha uma visão pacifista e ambientalista", afirmou Lula.

SIGA-NOS NO Google News