Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz na TV que é contra a reeleição

Lilian de Macedo/ABr - 08 de novembro de 2005 - 07:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a possibilidade de reeleições para a Presidência da República não é uma alternativa positiva para o desenvolvimento do Brasil. "Não decidi se vou sair candidato. Eu, em tese, sempre fui contrário a reeleição. Só vou sair candidato se tiver certeza de que terei um segundo mandato melhor que o primeiro. Acho que a reeleição não é um bom instituto", acrescentou.

A afirmação foi feita na milésima edição do programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura e exibido em rede pública de televisão. É a primeira entrevista de Lula como presidente a jornalistas, em um programa de televisão.

Lula disse que já fez diversas críticas à imprensa, mas destacou que não evita a mídia. "Não sei se existe um presidente na história do Brasil que faça tantos pronunciamentos quanto eu faço", afirmou.

Sobre a integração do rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste, afirmou que "as obras vão ocorrer, seja daqui a um mês ou daqui a um ano". E que "o governo tem obrigação de levar água a mais de 12 milhões de brasileiros". Ele mencionou os focos de febre aftosa em rebanhos brasileiros, destacando que a carne do gado contaminado com o vírus da doença não é prejudicial para o ser humano. "O Brasil tem que assumir a responsabilidade para banir esta doença do país. O cidadão que não vacinar, tem que passar algum tempo de castigo para aprender a ter responsabilidade", disse.

Lula contou ainda que desde sua posse na Presidência "nunca trabalhou tanto". E que as viagens internacionais contribuíram para melhorar o desempenho da balança comercial. Ele defendeu a compra do avião presidencial: "Esse país tem que se respeitar. Espero que a vinda do presidente George Bush tenha dado nova visão aos hipócritas. O avião não é meu. É do presidente da República".

O presidente foi entrevistado pelos jornalistas Augusto Nunes, Rodolfo Konder, Matinas Suzuki, Roseli Tardeli e Heródoto Barbeiro. No início do programa foram apresentados trechos de participações anteriores do presidente no Roda Viva.

SIGA-NOS NO Google News