Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula diz a Bush que Brasil quer enviar forças de paz

Gabriela Guerreiro/ABr - 02 de março de 2004 - 16:07

O Brasil está disposto a enviar tropas ao Haiti para atuar junto com as forças de paz da Organização das Nações Unidas no período de reconstrução do país. Há um mês, o Haiti vive uma guerra civil, que resultou na renúncia do presidente Jean-Bertrand Aristide, no último final de semana.

A informação foi transmitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente americano, George W. Bush, em conversa por telefone na manhã de hoje.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, a idéia do governo brasileiro é enviar os soldados somente na fase de reconstrução do país, depois que a crise política no Haiti estiver sob controle. "O Brasil está disposto a colaborar com a força de paz que eventualmente venha a ser formada pela ONU. Seria na segunda fase", esclareceu o porta-voz.

De acordo com Singer, Lula relatou ao presidente norte-americano a preocupação do governo brasileiro com a crise haitiana. O presidente brasileiro disse a Bush que os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Defesa, José Viegas, vêm mantendo contato permanente com os Estados Unidos, especialmente com o Departamento de Estado norte-americano, para garantir informações sobre os problemas causados pela crise política no Haiti.

SIGA-NOS NO Google News