Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula defende reciclagem de professores

Ana Paula Marra/ABr - 14 de setembro de 2004 - 09:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje que os professores brasileiros passem “por um grande processo de reciclagem”. Ao receber os alunos vencedores das Olimpíadas Internacionais da Matemática de Nível Médio e Universitário, no Palácio do Planalto, Lula pediu aos professores mais ousadia e motivação dentro da sala de aula, para que o aluno possa aprender melhor o conteúdo proposto. “Existem tantos gênios no Brasil, mas para descobri-los precisamos usar a metodologia certa”, disse Lula.

O presidente anunciou que o governo quer realizar no próximo ano um estudo nas quarta e oitava séries das escolas brasileiras para avaliar a qualidade do ensino no país.

“A partir desse estudo, vamos ter um mapa mais fiel da educação de nosso país. A impressão que eu tenho é que vamos descobrir que numa mesma cidade existem alunos que têm níveis diferentes de aprendizagem. Vamos descobrir, também, que têm professores que estão conseguindo passar melhor a matéria para os alunos do que outros”, disse Lula.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, anunciou que no próximo ano o governo vai realizar uma olimpíada de matemática para três milhões de alunos da escola pública.

As Olimpíadas Internacionais de Matemática existentes atendem a apenas 200 mil alunos, a maioria das escolas particulares.

Todos os 11 brasileiros participantes da olimpíada de nível universitário, realizada em Skopje, na Macedônia, em julho passado, foram premiados (um ouro, três pratas, três bronzes e quatro menções honrosas). Eles disputaram com 190 estudantes de todo o mundo.

Já na Olimpíada Internacional de Matemática para alunos de ensino médio, realizada em Atenas, na Grécia, também em julho, o Brasil conquistou seis medalhas: duas de prata e quatro de bronze.

SIGA-NOS NO Google News