Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula defende incentivo à leitura

Ana Paula Marra / ABr - 15 de abril de 2004 - 15:22

Ao participar da abertura da 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que em seu governo vai fortalecer a política cultural no país e difundir a necessidade da leitura. Lula lembrou, no discurso, que no Brasil 52% das crianças das escolas primárias lêem um texto e não conseguem interpretá-lo. "Precisamos, como governantes, fazer um esforço para que o gosto pela leitura seja adquirido no ensino primário. Desta forma, as crianças deixarão de ler apenas a orelha dos livros e passarão a ler o livro inteiro. É uma questão de educação", disse Lula.

O presidente Lula, que às 14h estará de volta a Brasília, informou ainda que no país 16% da população têm em casa cerca de 70% de todos os livros vendidos no mercado editorial.

Segundo pesquisa feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), uma das organizadoras da feira, no Brasil existem apenas 26 milhões de leitores ativos. Considerada o terceiro maior evento literário em volume do mundo, a Bienal oferece 150 mil livros, dos quais 2 mil lançamentos. Ao todo, serão 320 expositores nacionais e estrangeiros.

Entre os encontros paralelos à feira estão o Salão de Idéias, com palestras de escritores; o Café Paulicéia, que vai debater a formação histórica e cultural de São Paulo; e o Fala Professor, um ciclo com 21 palestras voltadas para professores. Também estão previstas atrações para o público infantil.

A 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo fica aberta até o dia 25 de abril, das 10h às 22h, no Centro de Exposições Imigrantes. Os ingressos variam de R$ 4,00 a R$ 8,00. Menores de 12 anos, maiores de 65 anos, professores, escritores e bibliotecários têm entrada franca.

SIGA-NOS NO Google News