Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula decreta luto oficial pela morte de Celso Furtado

Gabriela Guerreiro/ABr - 21 de novembro de 2004 - 07:06

Cassilândia News
Cassilândia News

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias pela morte do economista Celso Furtado, ocorrida na manhã de ontem no Rio de Janeiro. Em nota oficial, Lula afirma que perdeu um amigo, mas que guardará os seus ideais.

"É com enorme pesar que venho a público manifestar minha tristeza com o falecimento de Celso Furtado. Mais que um economista, Furtado era um brasileiro que nos enchia de orgulho por seu compromisso com o Brasil, com a América Latina e com todos os países em desenvolvimento", enfatiza o presidente.

Segundo Lula, as obras e idéias de Celso Furtado representam "um marco do pensamento econômico e social, transformando-o em um dos homens mais importantes do século XX". O presidente também lembra que o reconhecimento internacional de Furtado comprovam o trabalho desenvolvido pelo economista em todo o mundo.

"É impossível debater o desenvolvimento sem passar por seus textos e idéias. Intelectual rigoroso era, ao mesmo tempo, homem de ação e de Estado", acrescenta o presidente.

Lula destaca também, na nota, que Celso Furtado participou de diferentes governos e foi o responsável pela construção da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). "Lembro-me com emoção de sua presença na cerimônia de recriação da Sudene no ano passado, em Fortaleza. Mesmo debilitado fisicamente, comemorou sua fé no nordeste e no Brasil. Perco um amigo, mas guardo seus ideais", encerra o presidente na nota divulgada pela Presidência da República.



SIGA-NOS NO Google News