Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula criará conselho para dialogar com os partidos

Gabriela Guerreiro/ABr - 13 de novembro de 2003 - 09:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai constituir um novo órgão no governo federal para dialogar de maneira mais aberta com os partidos políticos brasileiros. Chamado de "Conselho Político", o órgão será vinculado à Presidência da República e integrado por Lula e pelos presidentes dos partidos da base aliada do governo.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, o presidente ainda não definiu detalhes sobre o funcionamento do novo órgão, mas informou que está procurando uma data para se reunir com os partidos da base e definir como será o funcionamento do Conselho. "Eu entendo que o Conselho Político será constituído por estes presidentes. Ele não me deu mais detalhes, deu a entender que é um projeto mais antigo e, por dificuldades de agenda, não tinha encontrado data para fazer reunião e constituir este Conselho, mas agora está buscando data para fazer isso", disse o porta-voz ontem à noite.

Lula tem manifestando, desde a época da campanha, a disposição de discutir diretamente com os partidos os principais assuntos de interesse do país. O Conselho foi o formato encontrado pelo presidente para colocar essa idéia em prática. A criação do Conselho Político é uma idéia inédita no Poder Federal, e tem como objetivo aproximar os partidos aliados para participarem de forma mais ativa das negociações e decisões do governo federal, assim como facilitar as conversações do presidente com a base aliada.

O porta-voz ressaltou que a reunião de Lula com os presidentes dos partidos, prevista inicialmente para a semana que vem, nada terá a ver com a reforma ministerial em estudo pelo governo. A data do encontro, porém, ainda não foi definida por Lula, mas André Singer garantiu que a reunião terá como único objetivo discutir a criação do Conselho.

Sobre a reforma ministerial, ele disse apenas que Lula "é o maior interessado que a imprensa divulgue as decisões do governo sobre o Ministério". Segundo o porta-voz, quando o presidente tiver qualquer decisão a respeito das mudanças em seu primeiro escalão, vai anunciar publicamente os nomes dos ministros que deixam e os que chegam ao governo.

SIGA-NOS NO Google News