Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula começa viagem de sete dias à África

Raquel Ribeiro/ABr - 02 de novembro de 2003 - 09:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em São Tomé e Príncipe, onde começa a viagem de sete dias por quatro países africanos. O primeiro compromisso do presidente foi a instalação da Chancelaria da Embaixada do Brasil na ilha africana. São Tomé e Príncipe era o único dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que não contava com uma representação diplomática fixa do Brasil.

Em seguida, Lula participa de um encontro privado com o presidente da ilha, Fradique Bandeira Melo de Menezes. Depois de assinarem atos de cooperação bilateral, os dois presidentes concedem uma entrevista coletiva à imprensa no Palácio do Povo. Lula encerra sua rápida viagem a São Tomé e Príncipe com um almoço no Palácio dos Congressos.

Às 12h45 (horário de Brasília) Lula, embarca para Luanda, em Angola, onde começa a segunda fase da viagem. A chegada na capital angolana está prevista para 15h50. Como a diferença de fuso horário do Brasil para a cidade africana é de três horas, o presidente chega em Luanda no final da tarde. Não há compromissos oficiais marcados para hoje na agenda presidencial.

Lula viaja acompanhado de um grupo de empresários. Um dos objetivos da viagem é aumentar o comércio do Brasil e do Mercosul com a região. No plano político, a viagem segue a orientação do novo governo de reforçar os laços com a África. Na avaliação do presidente Lula, o Brasil tem a obrigação política, moral e histórica de estreitar os laços com os países africanos. O Brasil é hoje a segunda maior nação negra do mundo, atrás da Nigéria.

SIGA-NOS NO Google News